UNIGRAN é finalista no Prêmio Guia do Estudante

O prêmio Destaques do Ano 2013 é promovido pelo grupo Abril e o banco Santander

A ADI foi implementada em 2012 como forma de aprimorar o desempenho acadêmico

Com o objetivo de mensurar a qualidade dos cursos, auxiliar os processos de tomada de decisões na gestão institucional, melhorar o desempenho acadêmico e, consequentemente, aperfeiçoar a formação profissional de seus graduados, a UNIGRAN implementou em 2012 a Avaliação de Desenvolvimento Integrada/ADI. Em apenas dois anos, a medida avaliativa destaca-se como finalista do Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano 2013, promovido pelo grupo Abril e o banco Santander, na categoria Autoavaliação Institucional. A organização do prêmio recebeu 1.290 inscrições de instituições de Ensino Superior de todo o país e o projeto da ADI da UNIGRAN foi selecionado entre os três melhores projetos do Brasil.

A ADI é um instrumento de autoavaliação próprio da UNIGRAN, elaborada de acordo com as habilidades e competências descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos perfis dos egressos narrados nos Projetos Pedagógicos de cada curso da Instituição. Segundo o diretor de Planejamento de Ensino da UNIGRAN, o professor Dr. Bruno Augusto Amador Barreto, a Instituição investe todos os anos na qualidade do ensino. “O MEC [Ministério da Educação] tem cobrado cada vez mais qualidade dos cursos superiores e a UNIGRAN vem se destacando nas avaliações nacionais. A ADI é mais uma das ações que a Instituição vem desenvolvendo nos últimos anos, aprimorando-se e buscando a excelência da qualidade do seu ensino, consequentemente, da extensão e da pesquisa”, ressalta.

A avaliação tem se mostrado um processo no qual aprimora o rendimento do acadêmico. Para o diretor, “a ADI tem melhorado o desempenho dos estudantes nas avaliações internas e também nas externas, como: a ampliação da aprovação dos egressos em programas de mestrado e nos exames de suficiência como a OAB e de Ciências Contábeis, o desempenho satisfatório nos últimos ENADEs, o aumento do número de cursos estrelados no Guia do Estudante Abril e o melhor posicionamento regional e estadual de nossos cursos no Ranking Universitário da Folha de São Paulo”.

A repercussão da ADI já despertou o interesse do mercado educacional: em junho de 2013, a UNIGRAN foi convidada para apresentar o “Case ADI” no “IES Management 2013 – Fórum de Práticas e Gestão em Instituições de Ensino Superior”; o evento reuniu em São Paulo cerca de 200 executivos do setor de educação do Brasil que elogiaram a iniciativa da Instituição.

O Prêmio Guia do Estudante faz parte dos Prêmios Santander Universidades e tem como objetivo reconhecer as instituições de Ensino Superior que mais se destacaram nos últimos doze meses – de julho de 2012 a junho de 2013 – em quatro categorias: Autoavaliação Institucional, Investimentos em Áreas Estratégicas, Parceria com o Setor Privado e Uso de Recursos Tecnológicos.

Em outubro teve a primeira seletiva, dez projetos foram para a fase seguinte. “Agora já estamos entre os três melhores projetos do Brasil. Este reconhecimento nacional é um estimulo que mostra que estamos no caminho certo. Parabenizo a toda equipe UNIGRAN por fazer este projeto possível”, reconhece o diretor de Planejamento de Ensino.

Competem, na mesma categoria, a Universidade de Passo Fundo (UPF) – Passo Fundo (RS) com o projeto “Planejamento Estratégico como Ferramenta de Autoavaliação e de Gestão” e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – São Leopoldo (RS) com o projeto “Adoção de Índice Integrado de Autoavaliação Institucional”. As vencedoras, escolhidas entre as finalistas por uma comissão julgadora, serão reveladas durante a cerimônia dos Prêmios Santander Universidades, em São Paulo (SP), em 19 de novembro de 2013.

Conheça e sabia mais informações sobre as finalistas de cada categoria no link: http://guiadoestudante.abril.com.br/premio-ge-santander/. [SG]