Disciplina de Campanhas Políticas prepara acadêmicos para o mercado de trabalho

Comunicação Social

Assim como em campanhas eleitorais reais os acadêmicos passaram pelo debate

Em busca de vivenciar o mercado de trabalho ainda cursando o Ensino Superior, acadêmicos do 6° semestre de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da UNIGRAN passaram por uma grande experiência na disciplina de Campanhas Políticas. O professor Dr. Bruno Barreto relata que este é um mercado que cresce a cada dia.

“Nessa disciplina os alunos aprendem como assessorar o candidato, eles aprendem a elaborar o planejamento de campanha, como fazer pesquisas eleitorais e como criar uma plataforma de governo. No Brasil tem quase 6 mil municípios e a cada dois anos têm eleições, é um volume bem grande de empresas que precisam trabalhar para fazer essas campanhas e é isso que os alunos aprendem nessa disciplina”, destaca.

Dentro das aulas, o trabalho prático dos alunos é realizar uma campanha real. Os alunos trabalharam com a eleição para o presidente do Centro Acadêmico dos cursos de Comunicação Social, no qual cada grupo precisava montar uma chapa. “Os alunos cuidaram de toda campanha, fizeram pesquisa, VT, jingle, cuidaram das redes sociais, criaram estratégias, elaboraram questões do debate e acompanharam até o processo de eleição. Na verdade é uma campanha real, mas tem uma proporção menor, pois estamos trabalhando com um universo bem menor de eleitores. Mas tudo o que é feito em uma campanha grande, tentamos simular nessa campanha para o C.A.”, explica Barreto.

O vencedor neste ano foi o acadêmico do 2° semestre de Publicidade & Propaganda, Élcio Colle, com a campanha ‘Colle essa ideia’. O candidato venceu com 63,44% dos votos no segundo turno. “O primeiro passo é por em prática tudo aquilo que preguei em toda a campanha, mostrar as palavras que usei e o que dei de sugestão. Quero mostrar que isso é verdadeiro e sincero e, que esse será um mandato sério e produtivo. Agora quero ir atrás do registro do centro acadêmico, organizar a primeira assembleia geral e expor para todos os alunos os planos, as primeiras metas a serem seguidas e quem ficará responsável pela coordenadoria geral”, declara o presidente eleito.

Gabriel Landa foi um dos assessores do presidente do CEACOM e para ele a disciplina de Campanhas Políticas deixa os alunos preparados para o mercado de trabalho. “A matéria em si é excelente, porque realmente vimos como é uma campanha eleitoral com seus prós e contras. Fizemos fanpage, cartaz, adesivos, jingle, fizemos tudo o que tem em uma campanha e também sofremos ataques que acontecem nas campanhas. Descobrimos que nem tudo são flores. Por mais que você esteja fazendo um trabalho sério, alguém pode não fazer. Então, temos que estar prontos pra essas ocasiões”, afirma o acadêmico/assessor.

“Como assessor do candidato eleito, fico feliz porque nosso trabalho foi bem feito, afinal nós ganhamos. Como aluno fico contente e com uma sensação de dever cumprido, pois estamos fazendo uma disciplina que nos prepara em nível de uma grande campanha política. É gratificante fazer parte disso e de estudar em uma instituição que pensa no futuro”, reconhece o acadêmico. [WD]