Visagismo valoriza identidade e harmoniza expressão facial

Estética e Cosmética

Além do tema visagismo a semana também tratou da tecnologia no mercado da beleza

O visagismo é a técnica de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades de uma pessoa, de acordo com suas características, utilizando um corte de cabelo diferenciado, uma coloração, entre outros recursos estéticos. A técnica foi criada Philip Hallawell, estudioso da linguagem visual. E devido a crescente procura pela técnica a V Semana Acadêmica de Estética e Cosmética da UNIGRAN trouxe para sua programação o tema.

O minicurso “Composição da imagem pelo visagismo” apresentado pela tecnóloga em estética e cosmética Rosineli Brandão pode garantir o mais aprofundado da técnica para os acadêmicos. A profissional explica que a técnica ainda é recente. “É uma ferramenta fantástica que somente há dez anos está acontecendo aqui no Brasil e que, está ajudando os profissionais a revolucionar esse atendimento. Antes era o profissional que decidia a imagem do cliente com as técnicas que ele sabia, hoje o visagismo oportuniza um pouco mais de criatividade”, conta a esteticista.

Rosineli relata como funciona na prática o visagismo, “a partir do momento que fazemos a consultoria e que a pessoa entende que ela está passando uma imagem que às vezes não é adequada a quem ela realmente é, o visagismo entra para adequar essa imagem. Mudamos, por exemplo, o corte de cabelo, se fazemos linhas inclinadas, significa dinamismo, se fazemos linhas retas, significa força e controle. Tudo isso depende do momento que a pessoa está vivendo, da situação ou se ela quer isso para sempre, ela que irá decidir a imagem que ela quer expressar através da criação do profissional visagista com técnica”, destaca.

A consultoria é realizada da seguinte forma: “a cliente procura o visagista, o profissional faz a análise física e dos formatos, das linhas do rosto, das feições, do tom de pele, das vestimentas, da maneira dela, da postura dela, da maneira dela sentar, da maneira dela andar, enfim, uma série de elementos que trazem uma ideia de quem ela é. Mas quem vai me dizer se ela é realmente isso que está me passando, é ela mesmo. Depois que ela decidir a imagem, aí sim o profissional vai criar a imagem adequada”.

Além da questão da beleza e as novas técnicas do mercado a Semana de Estética também investiu na temática tecnologia. A palestra “Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na cosmética capilar” realizada pelo gerente técnico da Kaedo (empresa de cosméticos), Luciano Teixeira, tratou do que existe de mais novo no mercado da beleza.

Luciano conta que por meio de pesquisas, a empresa descobriu que a nanotecnologia contém a melhor alternativa para a produção de cosméticos, já que trabalha no nível dos átomos e moléculas. “As nanopartículas são mil vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo: essa dimensão minúscula é o que garante que a ação ocorra na camada mais profunda dos fios e da pele, difundindo o produto de forma mais inteligente possível”.

“Quando se fala em desenvolvimentos de produtos o que existe de mais de novo é a nanotecnologia. Através dessa tecnologia conseguimos produtos mais eficazes. Antigamente usávamos protetores solares e a pele ficava toda branca, hoje em dia com os ativos nanotecnológicos, se aplica e não parece que foi aplicado protetor solar. Então o consumidor final também está sendo beneficiado pelo desenvolvimento tecnológico. Produtos mais eficazes, produtos mais fáceis, mais permeáveis com maior funcionalidade, essa é a evolução do mercado” destaca o gerente.

A acadêmica do 4º semestre, Vandressa Cristina Falavigna, menciona saber sobre as novidades do mercado é sempre interessante. “As novidades do mercado são indispensáveis dentro da nossa profissão, afinal um bom profissional sempre está atualizado. Tudo o que eu poder absorver e aprender sempre será de grande utilidade e sei que a tecnologia será uma ótima aliada quando eu estiver no mercado”, conclui. [IO/SG]