Artista Plástico, Douglas Raldi, retrata religião em exposição durante Uniarte

XXIX Uniarte

A exposição “Santeria” está no saguão da UNIGRAN

O artista plástico e professor da UNIGRAN, Douglas Raldi Khalil Herrera, expõe suas mais novas obras na exposição intitulada “Santeria” na XXIX Uniarte que se prolonga até sexta-feira desta semana. O artista explica que a exposição é uma reunião de obras. “No final de setembro fui premiado em primeiro lugar no Festival Internacional de Teatro (FIT) no quesito instalação artística e reuni uma série de santos, os santos mais populares das casas brasileiras, em que se expressam de algum modo a arte por esculturas ou imagens que representam divindades, a fé de um povo e também pelas cores”, esclarece.

“Santeria é uma reunião de obras onde eu destaco as festas religiosas e tradicionais de Mato Grosso do Sul, como a festa do Sagrado Coração e do Divino Espírito Santo”, destaca o artista. É fácil perceber a presença do dourado nas obras de Douglas Raldi, ele explica, “remeto muito a divindade, o ouro, a fé e a luz. Creio que a arte é um meio que pode mostrar essa luz, uma luz que está dentro de nós, o coração do artista”, considera.

Essa não é a primeira vez que o artista retrata a religiosidade em suas artes. Para Douglas, a exposição é um retrato e também lembranças de sua infância. “É uma versão de afinidade pessoal, da crença e também por lembranças familiares. Em participar das festas. Lembro de quando pequeno de ir até na casa dessas senhoras santeiras que faziam festas. O objetivo é mostrar mesmo a religião, as festas folclóricas, no qual se carrega o sagrado”.

Para o artista plástico cada pessoa verá suas obras de uma maneira, “fica a questão de cada coração de cada olhar. O meu olhar em cima do meu trabalho é diferente do olhar do outro”, conclui Raldi. A exposição Santeria fica a mostra até sexta-feira no pátio do Salão de Eventos da UNIGRAN e está aberta para o público em geral.

Programação de hoje da XXIX Uniarte

Nesta quarta-feira, dia 30, a UNIARTE traz a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema ?NUEVA MIRADA? para a Infância e Juventude das 8h às 22h. A performance e intervenção, no Pátio UNIGRAN, será: Dança Contemporânea - ABSTRATUM Apresentação do Bailarino Rilvan Daniel Barbosa (Coreografia: Rilvan Daniel Barbosa).

No período da noite das 19h30 às 22h30 acontecem os minicursos: “Mala de Leitura: uma viagem ao mundo dos livros e das histórias” com o professor Maurício Correa Leite. “Grafite em Sala de Aula” com a professora Marilena Grolli. “Mandalas Contemporâneas” com o artista plástico Jonir Figueiredo.

E ainda, “Tinção artesanal em roupas” com a professora Luciana Akucevikius. “Princípios Básicos de Animação” com o designer gráfico Nilton Raiol. “Construção de Brinquedos com sucatas” com a professora Lucia Eugenia Pittas Martini. “A Música na Educação Infantil” com a professora Angela Vasconcelos. “Esculturas de Balões” com o professor Edilson Rabello. E Danças Folclóricas Regionais com Marlei Sigrist, diretora do Grupo Camalote. [IO]