Pacientes do Hospital do Câncer recebem acadêmicos para dia de relaxamento

Fisioterapia

As acadêmicas puderam vivenciar como o fisioterapeuta pode atuar em um hospital

Acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIGRAN estiveram no Hospital do Câncer de Dourados e proporcionaram momentos de lazer e relaxamento para mulheres que passam por tratamento de câncer de mama e pacientes que estão realizando tratamento de quimioterapia.

Segundo a professora e coordenadora da Clínica de Fisioterapia, Simone de Sousa Elias Nihues, a principal proposta da atividade era fazer com que os acadêmicos vivenciassem o contato direto com os pacientes que passam por tratamento de câncer. “Tudo o que aprenderam em sala de aula, na teoria e em aulas práticas, eles puderam fazer com os pacientes oncológicos que estavam na quimioterapia ou estavam internados no Hospital do Câncer”, explica.

A coordenadora conta que a atividade surgiu quando receberam um convite da Secretaria Municipal de Saúde para participar de ações relacionadas ao câncer de mama durante o Outubro Rosa. “Procurei aliar a campanha com algumas disciplinas do curso, como Saúde da Mulher e Recursos Terapêuticos Manuais. Os alunos de semestres diferentes puderam vivenciar na prática como que o fisioterapeuta pode atuar em mulheres que tiveram câncer”, lembra.

Assim como os pacientes os acompanhantes também puderam participar. “Os familiares ficam em situação de estresse enquanto estão ali como acompanhantes, então eles também puderam relaxar. O principal ganho para os estudantes é poder ver que surge resultado positivo no paciente e que de alguma forma pode contribuir com alguém que está lá debilitado em tratamento”, ressalta Simone.

A acadêmica do 4º semestre, Luana Caroline Lampugnani, conta que o procedimento de massagem foi realizado em uma cadeira própria em seções de cinco minutos. “Foi muito bom para a gente poder ver esses pacientes. Eles têm uma história de vida muito bonita, venceram o câncer, estão em tratamento e tem vontade de viver, então foi muito interessante poder ter contato com o que vamos vivenciar na nossa profissão”, relata.

Theophila Brites Valençoela é professora aposentada e foi uma das pacientes que recebeu a massagem. Ela revela que faz tratamento no hospital há seis meses e que foi importante receber esse momento de relaxamento. “Com a massagem fiquei mais tranquila. Deu para relaxar bastante graças a Deus, me senti melhor, poderia ter todos os dias”, sugere.

Luana afirma que foi importante sair da faculdade e ter ido até o Hospital do Câncer para proporcionar um dia diferente para os pacientes. “Foi fundamental, porque é tão sofrida a doença que poder levar um pouquinho de relaxamento, de alegria para eles é muito satisfatório, não só para eles, mas para a gente também. Além de tudo a atividade integra os acadêmicos e propicia uma vivência para todos nós”, finaliza. [GM]