Pesquisa sobre cooperativa do peixe de Mundo Novo é premiada em Congresso Internacional no Paraná

Fábio recebendo a premiação durante o evento

O professor de Administração da UNIGRAN, Fábio Mascarenhas Dutra, esteve em Ponta Grossa-PR para participar do Congresso Internacional de Administração - ADM 2013, o evento é considerado o maior da América Latina. Fábio, que é mestrando em Agronegócios, apresentou a pesquisa “Uma análise da cultura organizacional na cooperativa do peixe de Mundo Novo – MS”.

Foram mais de 600 trabalhos inscritos em 13 áreas temáticas. A pesquisa de Fábio Mascarenhas foi enquadrada e premiada como a melhor na categoria de Gestão da Informação e do Conhecimento.

O pesquisador conta que a pesquisa foi realizada na Cooperativa de Piscicultores de Mundo Novo-MS (Coopisc). “Abordei a questão da cultura organizacional dos cooperativistas e o resultado foi bem peculiar e muito interessante. Boa parte da cooperativa é formada por piscicultores de fora do estado e até mesmo de outro país, já que a cidade faz fronteira com o Paraná e também com o Paraguai. E essa miscigenação de valores culturais influencia diretamente na cultura organizacional da cooperativa”, explica.

Segundo o professor da UNIGRAN, o natural das cooperativas é trazer pessoas de fora para gerenciar, mas isso não ocorre na Coopisc. “Os próprios produtores gerenciam toda a cooperativa. Pude perceber que eles optam por trocar informação entre eles, normalmente em momentos informais, lá no campo e não na cooperativa”, afirma.

Considerado o melhor artigo da categoria, a pesquisa do professor Fábio foi publicada na revista do congresso e pode ser acessada pelo site admpg.com.br. “Participar do congresso foi ótimo, conseguimos extrair novos conhecimentos, trocamos informações e conhecemos outros pesquisadores. Enriquece não só o currículo, mas a rede de relacionamento. E ter a pesquisa publicada é ainda melhor, o artigo publicado em uma revista pode ser citado por outros pesquisadores, serve de pesquisa bibliográfica”, completa. [IO/WD]