Fiscal do Conselho Regional de Nutricionistas orienta acadêmicos

A fiscal sanou todas as dúvidas dos alunos durante a palestra

Acadêmicos do curso de Nutrição da UNIGRAN esclareceram dúvidas em palestra com a fiscal do Conselho Regional de Nutricionistas SP-MS (CRN), Ana Lucia Saraiva da Cunha Ganci. A coordenadora do curso, Rita de Cássia Dorácio Mendes, explica que a participação do Conselho agrega conhecimento sobre a futura profissão dos acadêmicos.

“Trazer o Conselho para a Instituição e orientar os alunos que estão se formando é um ponto positivo para o recém-formado. Eles precisam saber como proceder após a formação. Depois que eles se formam ele pensam: e agora o que eu faço? Então, nessa palestra a fiscal consegue explicar como deve agir o recém-formado englobando todas as áreas da nutrição”, comenta a coordenadora.

Para atuar como nutricionista é necessário que todo o profissional esteja cadastrado no CRN e também tenha consciência das legislações e dos códigos de ética. “Por mais que temos a disciplina de ética na faculdade, quando chega alguém do Conselho mostrando dados, falando da fiscalização, traz ao aluno uma maior responsabilidade do procedimento profissional”, salienta Rita.

A conselheira Ana Lucia enfatiza que o primeiro contato que os alunos têm com o Conselho Regional é sempre válido para sanar dúvidas. “Abordei de que forma eles devem fazer a inscrição, o que eles devem fazer para estarem habilitados na profissão depois que concluírem o curso e, principalmente, sobre algumas legislações que vão norteá-los para o mercado de trabalho”, menciona.

“São legislações do próprio Conselho Regional que vão interagir não só na questão ética, mas também profissional. Esse debate é muito importante para que eles não venham durante o mercado de trabalho, cometer falhas do ponto de vista legal e ético. O próprio código de ética dos nutricionistas prevê várias sanções no descumprimento”, ressalta a fiscal.

Sabrina Vital Machiavelli, acadêmica do 8° semestre, destaca que a oportunidade de tirar as dúvidas foi extremamente importante já que está concluindo a graduação. “Tiramos dúvidas que são frequentes como orientação sobre o que devemos fazer após a colação de grau. Quanto à atuação do profissional, mantendo a ética, para não infringir nenhum código”, ressalta.

A mais importante função do Conselho, como um órgão fiscalizador da profissão, é a orientação. Fazendo visitas e reorientação ao profissional por algum descumprimento na legislação. Caso seja reincidente, o profissional pode sofrer várias penalidades, desde uma advertência verbal, até a cassação da habilitação da profissão. “Procuramos orientar primeiro, porque normalmente a maioria dos casos é por falta de informação”, declara a fiscal Ana Lucia Saraiva da Cunha Ganci. [WD]