Acadêmicos do EaD são aprovados em exame de suficiência do CFC

O coordenador, Reginaldo José, com a futura contadora Elis Joelma

O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que avalia se os bacharéis em Ciências Contábeis estão capacitados para o exercício da contabilidade foi realizado em setembro. Nesta edição, acadêmicos de Santa Catarina, Campo Grande, Dourados e Maracaju da UNIGRAN Net estão entre os aprovados.

Uma das aprovadas é a acadêmica do 7º semestre, Elis Joelma de Oliveira Novaes. A estudante que concluirá a graduação em junho de 2014 está contente por ter vencido essa etapa, ela conta como foi a preparação. “Não via a hora de acontecer o exame para que eu pudesse fazer. Estudei bastante, lia tudo a respeito da prova, gabaritos anteriores e as normas. Me apeguei muito a todo o material disponibilizado durante a graduação pela UNIGRAN Net, isso com certeza fez muita diferença”, afirma.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis a distância da UNIGRAN Net, Reginaldo José da Silva, aponta que o exame é um divisor de águas para a contabilidade. “A dedicação do aluno e a preparação para a prova, tudo isso só vem a somar para o crescimento desse profissional. O exame não é fácil, exige muito conhecimento. E nós fazemos um trabalho para trazer o aluno mais próximo da realidade para que ele não chegue na hora da prova e se assuste. Ele chega preparado”, afirma o professor.

Elis só concluirá a faculdade ano que vem, mesmo ainda sendo estudante ela pode fazer a prova. O coordenador Reginaldo explica que, “a prova tem validade de dois anos. Então os alunos que estão no 7° semestre, ou seja, no último ano já podem fazer a prova. Assim que terminar o curso ele pode dar entrada nos documentos necessários para ter a carteira profissional e trabalhar. Enquanto é graduando, mesmo já sendo aprovado no exame, o aluno não pode exercer a profissão. Uma vez que fiscalizado pelo Conselho, o mesmo pode ser autuado e preso pela prática ilícita da profissão”, ressalta.

Para a futura contadora, terminar a faculdade será outra conquista, a acadêmica mora em Maracaju-MS e não tinha como vir todos os dias para cursar a graduação presencial. “Tinha muita vontade de fazer faculdade, mas por trabalhar e ser casada ficava complicado ir até a Instituição. Uma amiga me falou na época sobre os cursos EaD, então resolvi tentar. Foi ótimo, mas nada fácil como muitos pensam que é, porque no presencial você tem o seu colega ali do lado e quando surgem dúvidas geralmente você conversa com ele. No EaD temos todo o suporte, o professor responde sempre que solicitamos, mas ali na hora sou eu quem tenho que me dedicar”, finaliza. [IO]