Saúde Pública e Reabilitação de Animais são discutidos em Jornada

Medicina Veterinária

Palestra de abertura ministrada pelo presidente do CRMV-MS abordou “A importância do médico veterinário na Saúde Pública”

O curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN promoveu a VII Jornada Acadêmica e teve como discussão principal Saúde Pública. Foram quatro dias de palestras durante os períodos da manhã e da tarde, voltados para os acadêmicos, egressos e profissionais da área que tinham interesse em se atualizar.

A palestra de abertura foi ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Dr. João Vieira de Almeida Neto, que abordou “A importância do médico veterinário na Saúde Pública”. “O principal objetivo que nós trabalhamos é a questão da profissão do médico veterinário com a saúde pública. Ao tratar dos animais de companhia e dos animais que servem de alimento aos homens, nós estamos tratando diretamente da saúde pública”, explica.

João Vieira ainda ressalta que é importante os acadêmicos saberem que “foi se criando ao longo da humanidade uma importância cada vez maior da presença do médico veterinário nas questões da saúde pública em geral, além das questões da saúde ambiental. O profissional foi ganhando uma grande importância nessa área da saúde pública”, destaca.

O tema “Reabilitação em Pequenos Animais com Ênfase em Acupuntura e Fisioterapia” foi discutido com o médico veterinário e mestre em Fisioterapia de Animais de Companhia da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Alberto.

Para ele, atualmente o mercado brasileiro está aumentando novas especialidades “e estão sendo aprimoradas e colocadas no mercado veterinário. A demanda de mercado pet também está crescendo muito, desde animais que acabaram de fazer cirurgia, cirurgias ortopédicas, para os que têm problema de coluna e animais mais velhos. É um setor no mercado que está crescendo bastante.”, afirma.

Carlos Alberto informa que na acupuntura “o tratamento conservativo é tirar a dor do animal e tentar fazer com que ele reabilite a máxima movimentação que ele está perdendo. Nesse estado o animal está sujeito de passar por acupuntura”, salienta.

A acadêmica Juliana da Costa do 6º semestre, conta que as palestras foram bem organizadas, a estudante menciona as principais. “As palestras foram ótimas, a parte de equinos, animais de pequeno porte como cachorro e a palestra sobre cicatrização no processo pós cirúrgico dos animais foram as melhores para mim”, cita.
Laura Ferreira acadêmica do 8º semestre revela, “tirei muitas dúvidas durante a semana acadêmica e meu maior interesse foi na palestra de melhoramento genético bovino”, destaca.

Já Iara Passos Fernandes, do 6º semestre, elogia os palestrantes. “Os profissionais que vieram são de excelente qualidade. São pessoas que estão por dentro do assunto, que estão apresentando e estão transmitindo uma boa ideia do que a gente precisa para o conhecimento”, avalia a estudante. Iara agradece ao coordenador do curso, Thiago Leite Fraga “pela oportunidade de expandir os conhecimentos, trazendo esses profissionais de qualidade e pelo empenho na realização da semana acadêmica”, finaliza. [GM/SG]

Confira as fotos da Jornada na galeria