Crianças participam do “Dia da Alegria” no Núcleo de Psicologia da UNIGRAN

Dia da Alegria

As crianças contaram com um dia de brincadeiras e atividades informativas

Na semana em que se comemora o Dia da Criança, o Núcleo de Psicologia da UNIGRAN prepara, há cinco anos, um momento de lazer e brincadeiras voltado às crianças que são atendidas pelo núcleo, e também, àquelas que acompanham os pais nos Núcleos de Direito, Serviço Social e Nutrição da Instituição. O “Dia da Alegria” deste ano contou com a participação de diversas crianças.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Psicologia, Vivian Karkle, o objetivo da atividade “é proporcionar um dia de lazer, com brincadeiras dirigidas e planejadas para proporcionar momentos de cooperação, companheirismo e solidariedade entre as crianças”. Além disso, ainda teve teatro e atividades informativas e de formação aos pais e/ou responsáveis.

O projeto de extensão “Dia da Alegria” envolve professores e acadêmicos do curso de Psicologia da UNIGRAN na organização, interação e participação em todos os momentos do desenvolvimento. “Temos a responsabilidade de sermos criativos, éticos, respeitando os direitos da criança e da família na prestação de serviço à comunidade”, ressalta a professora Vivian.

Para a coordenadora do curso de Psicologia, Rosemeire Souza Martins, a infância de uma criança é marcada por grandes transformações e descobertas. “Aos poucos começam a entender o mundo em que vivem e aprendem a lidar consigo mesmos e com os outros. Neste contexto, considero que o brincar é um excelente instrumento que intermedia a relação da criança com a realidade externa, auxiliando na compreensão de regras, normas, respeito, solidariedade e amor”, explica.

A psicóloga Rosemeire destaca que, para se ter uma ideia da importância do ato de brincar na construção do conhecimento, “é preciso observar uma criança brincando. E se formos atentos e sensíveis, veremos os caminhos que ela percorre ao aprender. Brincando, a criança aprende a lidar com o mundo e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano e experimenta sentimentos básicos”. [SG]