I Encontro de Profissionais e Estudantes de Engenharia Agronômica é realizado na UNIGRAN

Agronomia

O evento foi realizado no anfiteatro da UNIGRAN

Acadêmicos de Agronomia da UNIGRAN e de outras instituições de Dourados participaram do I Encontro de Profissionais e Estudantes de Engenharia Agronômica (EPEA) promovido pela Associação dos Engenheiros Agronômicos da Grande Dourados (Aeagran). O evento foi sediado na UNIGRAN e contou com a participação do conselheiro federal de Engenharia e Agronomia, Dirson Arthur Freitag.

O conselheiro acredita que a iniciativa da Aeagran é importante para a troca de informação entre os estudantes e profissionais. “É nesses eventos e reuniões que conseguimos construir uma relação mais aproximada, principalmente com os jovens. Ao invés de estabelecer uma concorrência entre os cursos da mesma modalidade, estamos favorecendo o intercâmbio, a troca de informações, de conhecimentos entre os estudantes e o seu ensino, porque isso faz com que todos cresçam”, enfatiza.

O presidente da Aeagran, Luis Renato Peixoto Cavalheiro, conta que essa foi apenas a primeira edição e que o intuito é continuar com o evento para interligar o acadêmico com a associação. “Estamos aqui para integrar e trazer novos profissionais para participar da AEAGRAN. Desde que a nova diretoria assumiu, temos notado a necessidade de começar a trazer futuros profissionais para conhecerem o sistema, conhecer como é que funciona o mercado de trabalho e agregá-los dentro da associação”, menciona o presidente.

O coordenador do curso de Agronomia da UNIGRAN e vice-presidente da Aeagran, Fábio de Souza, destaca que o evento também foi uma comemoração do Dia do Agrônomo, que será celebrado dia 12 de outubro. Além disso, Fábio ressalta a importância da participação dos acadêmicos na associação, “pode facilitar até mesmo na entrada do mercado de trabalho. Já que há profissionais que participam da associação e sempre solicitam novos funcionários”.

Durante o evento, o coordenador Fábio ministrou uma palestra sobre "Manejo de Solo e Métodos de Aplicação de Fósforo". “O assunto da palestra é um tema bem atual com relação à adubação fosfatada. Abordei essa temática em função do crescimento da adoção da técnica na agricultura de precisão, pois tem alguns profissionais recomendado que se faça o uso dela a lanço para aumentar a eficiência operacional na hora da semeadura”, explica Souza.

Para encerrar o I EPEA, a associação irá realizar um torneio de futebol nos dias 19 e 20 de outubro no Centro de Tradições Gaúchas (CTG). “Esse torneio de futebol será entre as instituições e é para proporcionar a integração entre esses estudantes e que possivelmente serão parceiros em uma empresa ou que serão um chefe do outro”, conclui o vice-presidente. [IO]