Curso de Farmácia completa dez anos e promove Jornada Acadêmica

O assunto em pauta será a Prescrição de Medicamentos

A III Noite Cultural é o momento em que os acadêmicos mostram seus talentos artísticos

Neste ano, o curso de Farmácia da UNIGRAN completa dez anos. Para comemorar, o curso vai realizar a IX Jornada Acadêmica de Farmácia e a III Noite Cultural, na qual estudantes e professores podem demonstrar suas habilidades na música, dança e teatro. A abertura será hoje, 8, a partir das 19h, no Salão de Eventos da Instituição. Acadêmicos e profissionais da área terão uma semana de palestras e minicursos com temas atuais.

A coordenadora do curso Letícia Castellani Duarte explica que a Jornada Acadêmica está voltada para a Prescrição de Medicamentos. “Os alunos estão nos procurando para esclarecer muitas dúvidas sobre a prescrição farmacêutica. Por consequência disso, teremos uma palestra voltada para a parte da Farmacologia dos Transtornos Menores, que são aquelas doenças onde o farmacêutico vai poder estar prescrevendo os medicamentos” explica.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF/MS) Ronaldo Abrão, que acaba de lançar um livro sobre Prescrição de Fitoterápicos, irá participar da Jornada Acadêmica de Farmácia ministrando um minicurso sobre o tema. “Além do minicurso de Aplicação de Injetáveis que os alunos sempre solicitam, iremos trazer o pessoal da Polícia Federal para falar sobre medicamentos falsificados. Também outros temas mais inovadores na área, mas o foco principal é trabalhar a questão da prescrição farmacêutica”, ressalta a coordenadora.

Outro municurso de grande interesse por parte dos acadêmicos é o de Semiologia. “No currículo atual da Farmácia a gente não tem essa disciplina específica. Ela trata bastante da anamnese do paciente, verificação dos sinais vitais. Então, para que os alunos possam ter esse contato direto com o paciente, iremos realizar esse minicurso de Semiologia que será ministrado no Laboratório de Semiologia da UNIGRAN pela professora Bruna Chanfrin”, revela Letícia.

Além das palestras e minicursos, os acadêmicos poderão participar da mesa redonda que será realizada no último dia. A mesa será composta pelo farmacêutico Racib Panage Harb, que trabalha na Secretaria de Saúde, o presidente e o advogado do CRF/MS, entre outros, além de dois alunos do curso para discutir sobre o tema. No dia do encerramento, após a mesa redonda, será realizado o coffee break com o corte do bolo de dez anos do curso de Farmácia. [WD/SG]