Acadêmicos da área de Saúde atendem população no projeto Dourados Rosa

“Dourados Rosa”

Os acadêmicos realizaram exames e orientações no local

O projeto “Dourados Rosa” aconteceu na última terça-feira, dia 1º de outubro. A UNIGRAN esteve presente com a participação dos acadêmicos e professores da área de Saúde oferecendo serviços para a população. O evento é intitulado Dourados Rosa, em referência a cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama em todo o mundo e tem como objetivo estimular o envolvimento de todos os setores da sociedade no combate à doença.

A coordenadora do curso de Nutrição da UNIGRAN, Rita de Cássia Dorácio Mendes, explica que a alimentação está ligada diretamente com o surgimento de várias doenças. “Quando a pessoa está em um churrasco em família, não pensa que isso pode levar a ter um câncer. As pessoas têm noção que não é o alimento mais saudável, mas que isso aumenta a probabilidade de desenvolver um câncer ao longo do tempo, como câncer de estômago ou intestino, o indivíduo não tem”, esclarece Rita.

Caroline Aparecida Cazarin, acadêmica do 6° semestre de Nutrição comenta que o evento é uma iniciativa de alertar a população sobre os riscos. “É um incentivo para que as pessoas procurem ajuda médica, que possam se prevenir contra o câncer de mama. O curso de Nutrição está divulgando sobre os alimentos que causam câncer, como consumo de sal em excesso, produtos industrializados, enlatados, principalmente a salsicha”, explica.

A acadêmica menciona alguns cuidados que as pessoas devem tomar ao se alimentar, como consumir mais carne branca (frango, peixe), pelo menos três vezes na semana e consumir frutas e verduras. “A população tem consciência dos riscos, mas não conseguem seguir, é necessário força de vontade para mudar os costumes”, comenta Caroline.

Gisele Souto Vieira, 43 anos, avalia importante a atuação da UNIGRAN nas orientações. “Achei muito legal. Não conhecia sobre o tema e não dava importância quando via pela televisão. Mas sabendo da gravidade, comecei a me preocupar mais com minha saúde”, alega a moradora.

Já Inês Maria Pereira de 71 anos, sempre procurou um médico para realizar exames periódicos. “Fiz o exame da mama há muito tempo atrás e agora faço o acompanhamento, mas sempre vou ao médico para fazer exames de prevenção contra outras doenças também. O atendimento dos alunos é muito especial. Ajuda muito quem não sabe sobre o assunto e esclarece dúvidas que pode evitar um mal maior”, reconhece.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é responsável por 22% dos novos casos da doença. As taxas de mortalidade por este tipo da doença, no Brasil, ainda são altas, resultado de diagnóstico tardio. Segundo estimativas são 12.852 óbitos, sendo 147 homens e o restante de mulheres.

Os cursos da UNIGRAN que participaram foram de Radiologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia. Os acadêmicos ofereceram para a população douradense serviços como: orientação sobre o câncer de mama e o exame de mamografia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional na prevenção do câncer, distribuição de panfletos educativos e também sobre saúde sexual e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s. [WD/MC]