Estudantes de Arquitetura e Urbanismo participam de workshop com a artista plástica Ana Ruas

Arquitetura e Urbanismo

Durante o workshop os acadêmicos fizeram uma intervenção juntamente com Ana Ruas

O workshop “Intervenções Urbanas – Pintura Mural” foi uma realização do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN para os acadêmicos. O evento contou com a participação da artista plástica Ana Ruas de Campo Grande que palestrou aos participantes. A atividade foi coordenada pelo professor Magno Missirian.

Segundo o professor a proposta teve como principal finalidade contribuir no processo formativo dos acadêmicos, assim como na construção do olhar. “A ideia foi mostrar as diversas formas de expressão em artes plásticas e arquitetura como linguagens específicas, e ainda, propiciar a experiência estética e o pensamento reflexivo da história da arte e da arquitetura no meio urbano. E ter o apoio de Ana Ruas com a experiência e bagagem que traz de outros trabalhos realizados em outros estados e países foi fundamental”, conta Magno.

Conforme a artista plástica a arte urbana convida o público a dialogar e participar de temas e questionamentos que normalmente no dia a dia não seria possível. “Encontrar uma obra de arte na rua passa a ser uma surpresa e não uma intenção. As pessoas não saem de casa procurando uma intervenção urbana, elas se deparam com ela. Isso é muito interessante, porque lidamos com o fator surpresa”, afirma Ana Ruas.

A presença de Ana Ruas proporcionou aos universitários conhecer um pouco da trajetória da artista. “Pude falar sobre o meu percurso como artista, sobre a linguagem e os recursos que uso para concepção das obras. Sobre conceitos e temáticas e, acima de tudo sobre ética profissional. Mencionei também sobre a importância da pesquisa e do comprometimento com a cidade e o lugar onde vivemos”, destaca.

“Todas as minhas obras partem da observação e pesquisa dos elementos visuais que possam dialogar com o entorno. Minha participação na palestra além de falar sobre o diálogo da arte com a arquitetura, fala sobre a humanização de espaços. Uma palestra não forma ninguém, mas acredito que o projeto será um marco importante na vida acadêmica destes alunos”, ressalta.

Através do workshop e agora por meio de pesquisas os alunos estão elaborando propostas ligadas a cores e elementos. Segundo Missirian os acadêmicos, organizados em grupos, se responsabilizarão em encontrar espaços urbanos (muros) para efetuar a pintura. 22 muros da cidade de Dourados receberão a arte da “Intervenção Urbana” em outubro. [IO]