Acadêmicos exercem prática profissional atendendo a comunidade

Ação Social UNIGRAN

Foram realizadas diversas atividades na área da saúde

Foram mais de 4 mil atendimentos. Acadêmicos de todos os cursos de graduação da UNIGRAN se reuniram no Dia da Responsabilidade Social para realizar atividades de extensão e atender a comunidade da região do Parque do Lago II. Durante o sábado, moradores da região da Escola Municipal Íria Lúcia Wilhelm Konzen receberam atendimentos nas áreas da saúde, jurídica, serviço social e participaram de atividades recreativas.

Um dos atendimentos mais procurados foi do curso de Odontologia, que ofereceu orientações sobre técnica correta de escovação e Atendimento Restaurador Temporário (ART). O acadêmico do 6º semestre, Laurence Lucius Mokayad de Ferro, explica que ART é uma técnica de restauração que não precisa usar os motores de alta e baixa rotação utilizados em clínicas. “Utilizamos somente instrumentais cortantes, bem simples e rápido, além de proporcionar esse material que já tem auto teor de flúor, então ela é própria para ações sociais”, menciona.

O estudante sempre participa de ações como essa. “Eu acho muito importante e fundamental o atendimento ao público que fazemos aqui, já direto com a nossa área, além do treinamento que fazemos, os professores estão sempre monitorando. Eu ouvi duas mães falando que não tinham nem escova, nem pasta de dente, e nós podemos distribuir kits de escova e pasta”, relata Laurence. Os casos mais complicados foram encaminhados para a Clínica Odontológica da UNIGRAN.

Outra atividade despertou a curiosidade das crianças. Os acadêmicos de Psicologia montaram uma sala que trabalhou as percepções e emoções através dos cinco sentidos, com estimulação e contato com objetos selecionados, explorando todo ambiente preparado para promover a sensibilização emocional e física. Rodrigo Rafael Kunzel Vargas, aluno do 10º semestre, esclarece que “durante a experiência sem utilizar a visão, as crianças usaram o tato, a audição, o paladar na sala que teve os brinquedos, frutas, folhas secas, papel celofane, entre outros objetos. Foi muito interessante a reação deles quando sentiram o cheiro e algumas vezes não tinham certeza do que era”.

Já os estudantes de Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola fizeram a implantação de uma horta educativa na escola, com as etapas de levantamento dos canteiros, adubação e semeadura (sementes e mudas), além da instalação de mangueiras para irrigação. E, ainda, foram distribuídas mudas de hortaliças. “Mostramos para as crianças como cuidar da horta, aguar duas vezes por dia. Também montamos um o material reciclável, enchemos de terra parte da garrafa peti e passamos para as crianças pintar os litros, brincar com a pintura e plantar alface, almeirão”, com a acadêmica do 2º semestre de Produção Agrícola, Eveline de Souza Rodrigues.

Na saúde animal, os acadêmicos de Medicina Veterinária fizeram a vermifugação, vacinação antirrábica, controle da Leishmaniose, distribuição de informativos e de ossinhos. Para Taís Mires, aluna do 2º semestre, “participar desta ação foi importante para o nosso aprendizado e também porque muitas vezes falta informações para a população sobre as doenças que acometem os animais domésticos, as pessoas precisam ter informação e ter o conhecimento sobre essas doenças”.

Veja mais fotos do Dia da Responsabilidade Social na galeria. [SG]