Região do Parque do Lago II receberá atendimentos jurídicos e de serviço social

Ação Social UNIGRAN

Os atendimentos serão feitos na Ação Social UNIGRAN, que acontece neste sábado, na Escola Estadual Íria Lúcia Wilhelm Konzen, Parque do Lago II

Neste sábado, 21, a comunidade da região do Parque do Lago II terá a oportunidade de receber atendimentos nas áreas jurídicas e de serviço social. Isso porque na Escola Estadual Íria Lúcia Wilhelm Konzen, das 13h às 17h, estará acontecendo a 9ª edição da Ação Social UNIGRAN e, em parceria, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS) irá emitir Carteiras de Identidade e o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) oferecerá emissão de Carteiras de Trabalho e divulgação de vagas de emprego.

Segundo a coordenadora do Núcleo Jurídico da UNIGRAN, Kelei Zeni, os acadêmicos de Direito vão prestar atendimento jurídico. “Serão feitas orientações em todas as áreas e, se necessário, o ajuizamento de ações referentes à área de Direito de Família e Juizado Especial Cível, os atendidos serão encaminhados para o Núcleo Jurídico da UNIGRAN para continuidade de atendimento”, explica.

Atendimentos como divórcio, ação de alimentos, de guarda, investigação de paternidade, ação de cobrança de dívida, execução de dívidas, restituição de quantias pagas, reparação de danos ou por acidentes de veículos, ou outros tipos de indenização serão feitos pelos estudantes e professores de Direito. “Além desses campos de atendimento, daremos orientações de outras áreas, mas que não damos sequência no processo, porque às vezes a pessoa quer se informar, saber como é o procedimento administrativo junto ao INSS, Ministério Público”, exemplifica a professora.

Durante a tarde, representantes do Ministério Público Estadual vão participar da Ação Social falando sobre o papel do MPE e, ainda, uma equipe da Sejusp, em parceria que o curso de Direito, vai emitir Carteiras de Identidade. “É importante que as pessoas que queiram essa prestação de serviço, elas compareçam munidos dos documentos, como a certidão de nascimento, que é o principal para que se possa fazer a carteira de identidade ou de casamento também se for o caso”, esclarece Kelei Zeni.

O curso de Serviço Social irá realizar a divulgação dos serviços oferecidos no Núcleo de Atendimento a Comunidade (NASC) e encaminhamentos para a efetivação do atendimento. Conforme a coordenadora do NASC, Alexandra Tatiana da Silva, “serão oferececidos serviços como: orientação previdenciária, sobre os programas socioassistenciais e demais serviços oferecidos pela rede socioassistencial”.

Ainda, através de uma parceria com o Ciat, o curso oferecerá também a emissão de Carteiras de Trabalho e fará a divulgação de vagas e emprego de Dourados. “Conforme já acordado três funcionários do Ciat estarão conosco no dia da ação. Eles farão a emissão de carteira de trabalho e a divulgação das vagas de emprego, além disso, também farão a orientação com relação ao Seguro Desemprego”, comenta Alexandra.

A coordenadora do Nasc informa que, quanto às Carteiras de Trabalho, os interessados devem levar: duas fotos 3x4 iguais, xerox de documentação pessoal e comprovante de endereço. “A carteira será emitida na hora. É valido ressaltar que a Carteira de Trabalho (CTPS) é o documento que armazena a vida profissional do trabalhador, agrupando informações que garantem os direitos do trabalhador como. por exemplo: aposentadoria, seguro desemprego, Fundo de garantia por tempo de Serviço (FGTS)”, menciona. [SG]