Cursos na área da Saúde farão orientações e avaliações na Ação Social UNIGRAN

Ação Social UNIGRAN

Neste ano as atividades da Ação Social UNIGRAN serão realizadas na Escola Mun. Iria Lucia Wilhelm Konzen, Parque do Lago II, a partir das 13h

Há mais de nove anos, a UNIGRAN participa do Dia da Responsabilidade Social, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), oferecendo serviços para a comunidade carente de Dourados. Esse ano, a Ação Social UNIGRAN será realizada no dia 21 de setembro, na Escola Municipal Íria Lúcia Wilhelm Konzen, no Parque do Lago II, das 13h às 17h.

Segundo a diretora da Faculdade de Saúde, Ângela Midori, “o objetivo é trabalhar em todos os sentidos, orientações, realização de exames, avaliações diversas e intervenções de baixa complexidade e encaminhamento para altas complexidades”.

A UNIGRAN tem uma relação forte com a sociedade. As ações sociais e os projetos de extensão já são consolidados e a faculdade de saúde tem essa prática que ocorre ao longo de todo o ano em vários bairros e escolas de Dourados.

Ângela Midori reconhece que é neste dia que marca realmente o momento e o compromisso das Instituições de Ensino Superior com a comunidade. “Vejo a participação dos acadêmicos nas ações sociais como estímulos de responsabilidade para com a sociedade e o aluno tem aprimorado isso através das ações que a UNIGRAN sempre realiza. É uma sensibilidade com a população, enxergar e entender o que acontece diariamente com essas famílias carentes,” enfatiza a diretora.

A professora destaca que as orientações serão feitas para que as pessoas busquem um cuidado mais intensivo em relação à saúde. “Vamos alertar as pessoas para que elas busquem fazer exames periódicos, pois caso seja detectado, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes para que elas façam um tratamento adequado. A saúde é um processo. Começa-se fazendo uma orientação para que todas as ações do indivíduo venham como consequência”, ressalta Midori.

Entre as atividades estão: teste de glicemia capilar, exame de urina, aferição de pressão arterial, exame clínico de mamas, orientações sobre saúde do homem, realizadas avaliações posturais por meio de simetrógrafo e fotografia, atividades lúdicas que estimulam o desenvolvimento motor, postura, equilíbrio e coordenação, descarte de medicamentos, orientação farmacêutica, avaliação do consumo alimentar, orientação nutricional, ensino de técnica de escovação, treino cognitivo com crianças, corte de cabelo, orientação higiene pessoal, higiene facial, penteado infantil, orientações referentes às formas de proteção contra a radiação, informações sobre a dengue, coleta seletiva.

O curso de Medicina Veterinária abordará a saúde do animal com vermifugação, vacinação antirrábica, controle da leishmaniose, distribuição de ossinhos para cães. [WD]