Lançamento de livro e palestras marcam Semana Técnica de Engenharia Civil

Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil trouxe profissionais renomados da área para ministrar palestras aos acadêmicos

Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UNIGRAN tiveram uma semana de palestras, minicursos e lançamento de livros da área na III Semana Técnica. Além de palestrar para os estudantes, o geólogo e professor Nivaldo José Chiossi, lançou o livro “Geologia de Engenharia”. Outro destaque da semana abordou a questão da construção civil no setor de grandes obras, com o engenheiro civil, José Proença Meireles.

O geólogo Nivaldo Chiossi mostrou todos os aspectos e a importância da Geologia nas obras de Engenharia. “Se constrói no solo e subsolo, isso precisa ser investigado e o geólogo é o que melhor tem essas informações para orientar o engenheiro, eles devem trabalhar sempre de comum acordo”, afirma.

Conforme o professor Chiossi, a área da geologia aplicada à engenharia civil está crescendo e é uma disciplina nova. “Começou no Brasil, com os primeiros geólogos há 50 anos atrás e foi um desenvolvimento muito grande, porque atuamos em estradas, barragens, túneis, edifícios, enfim, é uma aplicação muito grande. E agora, o geólogo também está tendo boa participação no problema ambiental, porque as obras normalmente trazem o problema ambiental com elas e nesse ponto o geólogo pode ser muito útil”, ressalta.

O engenheiro civil José Proença Meireles, palestrou aos acadêmicos sobre as grandes obras da engenharia civil, na área de barragens e energia. “Tudo é infraestrutura. A engenharia civil, mecânica, elétrica, todas contribuem para a formação do país. Dentro da área de energia, da hidrelétrica, por exemplo, tem a área de projeto, de investidor, de construção”, menciona.

Segundo Proença, o estudante que optar por este seguimento, deve focar na faculdade, em algumas matérias mais específicas e de estrutura, de ideologia, da área de construção e realmente depois têm que procurar as empresas que estão nessa área. “Não é fácil realmente, mas também não é difícil, porque acaba tendo uma seleção natural que se tem a área de saneamento, área de rodovias, área de construção civil. Então aí tem que buscar as empresas. Mas precisamos de bons profissionais que tenham real interesse pelas grandes obras”, ressalta.

Confira as fotos da Semana Técnica na galeria. [SG]