Estágio em monitoria é um diferencial para acadêmicos da saúde

Monitoria em Anatomia Humana

Com as aulas de monitorias os alunos de Saúde têm obtido melhores notas

A Anatomia Humana é uma disciplina que todo acadêmico na área da saúde faz no primeiro ano de faculdade. Por ser um conteúdo com diversos detalhes requer dos acadêmicos muita atenção. Para fomentar o conhecimento e tirar as possíveis dúvidas que ainda pode ficar após a aula a UNIGRAN oferece aulas de monitoria no laboratório para os alunos que sentem dificuldades na disciplina.

A professora Julice Gadani ministra a aula de Anatomia Humana para alguns cursos e conta que é fundamental a participação do aluno nas aulas ministradas. “Temos um horário de aula restrito, um conteúdo muito intenso e complexo e na maioria das vezes uma sala numerosa. É muito difícil ter tempo de manipular, de estudar, de olhar características. Então, faz parte do professor incentivar esse aluno a fazer a monitoria para que ele tenha esse aprendizado mais detalhado”, explica Julice.

O laboratório de anatomia conta com três monitores, um para cada período. Esses monitores são acadêmicos que passaram por uma rigorosa seleção. “Ele passa por um treinamento com os professores de anatomia, aprofundamos de forma que ele tenha condições de suprir as necessidades de cada curso. O enfoque é diferente e esse monitor durante as aulas acompanha todos os professores para pegar a forma de explicação, o que cada um aborda e aí então na monitoria ele aplica aquilo que ele prestou atenção nas aulas dos professores”, conta a professora.

Camila Gebara Nogueira, acadêmica do 2° semestre de Educação Física da UNIGRAN, conta que sua nota da P2 foi bem melhor após fazer as aulas de monitoria. “Na P1 eu não fiz nenhuma monitoria e acabei indo mal na prova prática. Então, na P2 eu resolvi fazer a monitoria, metade da sala resolveu e todo mundo foi bem melhor do que na P1. A monitoria ajuda muito, o professor/monitor conversa particularmente, esclarece as dúvidas e o aprendizado é bem mais fácil”, considera Camila.

Há mais de um ano, Ricardo Henrique Esquivel Azuma é monitor do laboratório e comenta ser um trabalho gratificante. “A monitoria é muito prazerosa, primeiro porque estimula o lado docente, então quem tem essa parte de dar aula consegue aperfeiçoar na monitoria. A anatomia humana é uma disciplina muito específica do meu curso, que é Fisioterapia. Então isso tem me auxiliado muito na parte da docência e também na parte da disciplina do próprio curso”, considera o monitor.

Ricardo constata que o estágio tem sido um diferencial. “Meu desempenho na matéria foi muito melhor com a monitoria. O papel do monitor é um facilitador do conhecimento, ele é um facilitador do processo de ensino aprendizagem do aluno na disciplina de anatomia e, além disso, ele também é responsável pela organização do laboratório de anatomia, a gente é responsável por toda essa organização, toda a manutenção do laboratório e também pelo cumprimento de normas”, finaliza. [WD/SG]