Conselheira federal palestra para acadêmicos de Educação Física

O evento tratou dos desafios e perspectivas do profissional

Para celebrar o Dia do Profissional de Educação Física, comemorado dia 1º de setembro, a UNIGRAN realizou uma palestra com a conselheira federal Iguatemi Maria de Lucena Martins – CREF 11/PB, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física do estado de Mato Grosso do Sul (CREF11/MS-MT) e Conselho Federal de Educação Física (Confef).

A palestrante trouxe para debate os “Desafios e Perspectivas da Intervenção do Educador Físico”. “A perspectiva da palestra foi exatamente trazer para os profissionais da Educação Física os desafios que nós temos em termos da definição de licenciatura e o bacharelado. É uma grande discussão nacional, porque depois de 2005, todos os cursos tiveram que se adaptar a nova legislação do Conselho Nacional de Educação, optando pela licenciatura ou pelo bacharelado, ou por ambos”, explica a conselheira.

Os desafios e perspectivas apresentados pela palestrante deixa claro que a profissão do educador físico mudou bastante ao passar dos anos “Os desafios são desde a formação superior de qualidade, até a consolidação da Educação Física na área escolar, na área de saúde, a ética do exercício profissional e a qualidade da formação atrelada à convergência de experiências. São esses desafios que a gente tem que traçar, no sentido de melhorar a intervenção do profissional”, esclarece.

“Temos hoje 1.350 cursos de Educação Física no Brasil. São muitos estudantes que, a cada ano, entram no mercado. Então, o que há de importante nisso, é exatamente conscientizá-los da responsabilidade profissional. A intervenção profissional hoje, ele faz tendo como referência um código de ética profissional, que nós só obtivemos após a regulamentação da profissão”, justifica Iguatemi.

Carlos Muchão, coordenador do curso de Educação Física da UNIGRAN, esclarece porque a data é marcada por comemorações. “A partir de 1º de setembro de 1998 é que o profissional passou a existir de direito. Ele era apenas um professor de escola e hoje existe uma regulamentação amparando a sua ação profissional. Então não podemos deixar passar em branco esse dia”, defende Muchão.

A acadêmica do 8° semestre, Micaela Arroyo, conta que os questionamentos propostos pela palestrante foram muito importantes, tanto para quem está se formando, quanto para os recém-ingressos. “Ela abordou temas importantes em relação à história da Educação Física e tirou muitas dúvidas em relação ao sistema pedagógico nas escolas, que para mim foi essencial”, comenta a futura profissional. [IO]