Acadêmicos de Nutrição fazem doação ao Banco de Leite de Dourados

Os vidros foram doados durante capacitação realizada na UNIGRAN

Após o curso de Capacitação de Aleitamento Materno promovido pela UNIGRAN, os acadêmicos do curso de Nutrição fizeram uma visita ao Banco de Leite Humano em Dourados e entregaram os potes de vidro arrecadados. Os vidros doados são essenciais para o Banco de Leite, pois são utilizados para a coleta, armazenamento e processamento do leite.

A aluna do 4º semestre, Camila Armstrong, acredita ser uma ação humanitária o incentivo e a orientação sobre o aleitamento materno. “Nós como estudantes da área da saúde tivemos como meta a mobilização das pessoas para que elas pudessem ajudar contribuindo de alguma maneira. E em troca, receberam a capacitação”, menciona.

A coordenadora do curso de Nutrição, Rita de Cássia Dorácio Mendes, explica que como Instituição de ensino, os professores têm a obrigação de formar cidadãos melhores, fazer com que eles pensem no próximo. “Essa entrega do vidro é para conhecer a realidade do Banco de Leite e também promover o crescimento do aluno. Os alunos puderam conhecer um pouco da estrutura física e o funcionamento que traz a eles não só o conhecimento técnico, como, também aprimoramento social, essa evolução como cidadão de fazer algo a alguém”, considera.

O aleitamento é considerado o primeiro alimento essencial à saúde da criança. É tão importante que até os seis meses deve ser alimento exclusivo. “Não é preciso nem água. O leite materno supre toda a necessidade nutricional da criança até o sexto mês. O que precisamos é de mulheres que queiram amamentar, porque toda mulher produz leite materno bom, ela só precisa querer”, ressalta a professora Rita.

Segundo a responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do Hospital Universitário, Tailci Cristina da Silva, toda parceria no Banco de Leite é bem-vinda. “O objetivo é que possamos divulgar sobre o aleitamento materno para que tenhamos um número maior de pessoas envolvidas e que incentivam o aleitamento. Essa parceria com a UNIGRAN é muito importante porque ela contribui tanto para a divulgação, incentivo e apoio”, comenta.

Tailci salienta que toda mulher saudável, que amamenta o seu próprio bebê e que tenha leite excedente pode fazer a doação. “Ela pode ligar para o Banco de Leite, agendar uma visita e nós, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Samu, vamos até a casa dessa mãe fazer orientações e entregamos o vidro já esterilizado, verificamos os exames e preenchemos o cadastro da mãe. Se a mãe se tornar doadora, realizamos a visita três vezes por semana e coletamos o leite”, descreve.

Hoje, o Banco de Leite pasteuriza em média 70 litros de leite por mês. São cerca de 30 a 40 doadoras e são atendidos de 40 a 50 bebês por mês que estão internados na UTI. “Após a coleta o leite é analisado, processado, feito um controle de qualidade e se for liberado após todas as análises, é distribuído para as UTIs neonatais e unidades intermediária para os recém-nascidos de risco”, destaca Tailci. A mãe interessada em ajudar deve entrar em contato pelo telefone 3410-3000. [WD]