Palestra “Cases de Sucesso” fala sobre o mercado publicitário de Dourados e promove o Concurso Cultural Universitário

Publicidade

O palestrante foi Nilton Raiol ganhador do Prêmio Morena de Criação Publicitária

Os acadêmicos do curso de Publicidade e Marketing da UNIGRAN receberam o publicitário Nilton Raiol, diretor de uma agência de Dourados e ganhador do Prêmio Morena de Criação Publicitária, para a palestra “Cases de Sucesso”. A proposta foi mostrar como é o dia a dia de uma agência de publicidade e divulgar o Concurso Cultural Universitário, que é uma iniciativa da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), em parceria com o Instituto Endeavor.

A professora e coordenadora do curso de Publicidade e Marketing, Gabriela Mangelardo Luciano, explica sobre o que é o festival e o concurso da ABP. “A ABP tem como estratégia de divulgação do festival envolver as universidades. É um festival muito grande e que ocorre a premiação do concurso que está na sua 5ª edição. Os organizadores sentiam uma necessidade de envolver o público universitário. Identificaram que uma forma de conseguir público, seria indo até as universidades”, afirma.

Gabriela esclarece que o contato feito pelos organizadores e a proposta de trazer um palestrante. “Entraram em contato comigo e disseram que tinham interesse de também divulgar nas universidades do interior do país e se havia disponibilidade de um local para o palestrante. Eles fizeram contato com o pessoal da agência cadastrada na ABP e selecionaram o palestrante que veio falar sobre o concurso e as temáticas do processo criativo, que envolvia a criação para motivar a participação dos acadêmicos”, destaca a coordenadora do curso.

Conforme o publicitário Nilton Raiol, os organizadores do concurso fizeram o primeiro contato. “Eu imagino que, pela internet, eles fizeram uma pesquisa com relação, talvez, dos vencedores do prêmio da TV Morena. Acho que a partir daí eles buscaram uma vivência semelhante ao que eles gostariam de estar sendo passado para os alunos. Alguém de uma agência de publicidade local que ganhou um prêmio local, apesar do prêmio do festival ser nacional, ele têm uma abordagem bem semelhante”, menciona.

O ganhador do Prêmio Morena de Criação Publicitária comenta que é difícil trabalhar com publicidade em Dourados. “Atualmente é um pouco difícil trabalhar com publicidade aqui na cidade, por isso até o intuito dessa palestra foi mostrar que para conseguir trabalhar, chamar atenção da cidade, precisa desse diferencial, de novidade, de conceito diferente, algo que as pessoas da cidade não conhecem, nunca viram ou nunca ouviram”, ressalta Raiol.

O acadêmico do 2º semestre de Publicidade e Marketing, Rafael Flores Garai, acredita ser benéfica essa aproximação com o mercado de trabalho e com que já atua na área. “Foi interessante no meu ponto de vista, porque é legal estar em contato direto ou indiretamente com profissionais da área, que estamos prestes a atuar, ele abordou assuntos importantes a respeito dessa multivisão que o profissional de publicidade tem que ter e nunca se limitar”, enfatiza.

Outro assunto destacado pelo estudante, “o palestrante abordou em relação aos conhecimentos técnicos que temos que dominar, programas específicos de criação, produção entre outros que são de extrema importância”.

A coordenadora Gabriela Mangelardo reafirma ser positiva essa aproximação com quem já ganhou um prêmio na área e a participação do acadêmico no concurso. “Vários alunos vieram dizer que tinham gostado muito do conteúdo, que a gente devia realizar isso até mais vezes, que eles gostariam de ter mais contato com profissionais diferentes e isso é um grande incentivo. O mais importante dessa ação é também a contribuição da ABP, que acaba de certa maneira, aproveitando uma divulgação que eles iriam fazer e levando uma perspectiva para alunos, pois muitas vezes pensam que por estarem em cidades do interior, não têm as mesmas chances que alunos de grandes centros”, afirma.

“Então, isso é para provar realmente que o mercado esta aí e que é para todos, e foi uma experiência bem positiva, porque o Nilton conseguiu passar um pouco da realidade dentro de uma agência, etapas do processo criativo e acabou eu acho, gerando aí bons incentivos para que eles realmente participem mais desses concursos, se envolvam mais nas práticas dentro da universidade e aproveitem tudo o que a universidade pode dar de suporte, para depois ele no mercado, aplicar isso”, constata a professora.

Em sua 5ª edição, o Concurso Cultural Universitário tem como objetivo estimular a criatividade e promover o espírito empreendedor do universitário. Neste ano, o tema que será trabalhado faz parte do briefing que, gira em torno da divulgação da Semana Global do Empreendedorismo e motiva a população brasileira a participar.

As inscrições para o concurso podem ser feitas através do site www.festivalabp.com.br/universitarios, no qual esta o regulamento, briefing, julgamento e a agenda roadshow. [WD/SG]