Acadêmico da UNIGRAN é bolsista do programa Ciência sem Fronteiras

Farmácia

Rafael, no centro de boné branco, com outros bolsistas brasileiros durante passeio em Chicago

Rafael Claudino dos Santos é acadêmico de Farmácia da UNIGRAN e viu no programa de intercâmbio de conhecimento do Governo Federal uma chance de aprender mais sobre sua futura profissão. O estudante concluiu o 5º semestre da faculdade no semestre passado e desde o dia 16 de agosto está em Chicago-EUA como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras.

O aluno da UNIGRAN soube do programa através de propagandas na TV. “Me inscrevi no último dia, achei até que não conseguiria, precisava de algumas burocracias, corri atrás e deu tudo certo. O processo seletivo é baseado no Enem, porém, quem tem Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outras bolsas governamentais tem preferência, porém não é obrigatório”, explica o bolsista.

Para iniciar a graduação nos Estados Unidos o acadêmico terá um período de aulas de inglês. ”Preciso estar proficiente na língua inglesa primeiramente. Tenho meus objetivos bem fixados, terei um curso de inglês chamado ELP (English Language Programs). Depois pensarei nos cursos a escolher na área de Farmácia”, relata.

A coordenadora do curso de Farmácia da UNIGRAN, Letícia Castellani Duarte, afirma que a conquista de Rafael é motivo de orgulho para todos. “Para nós é o reconhecimento do nosso trabalho em busca da excelência no ensino. Acredito que o contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação será muito importante para formação profissional do Rafael. Além do contato com a cultura local e do aprendizado de uma nova língua”, ressalta.

Rafael reconhece que esse será um grande aprendizado. “Será uma experiência que contará demais para meu currículo, aqui poderei fazer os cursos em que quero me especializar, além de aprender a cultura que é muito diferente da brasileira. Creio que será um diferencial na disputa do mercado de trabalho”, comenta.

O bolsista irá estudar na Roosevelt University, universidade que é referência em Arte e Ciências. “É uma universidade privada, porém tudo pago pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e pelo IIE [Institute of International Education]. Espero muito do meu curso, pois a faculdade é referência na área de Ciências. A estrutura é fora do comum. Possui um edifício próprio para a residência dos estudantes, que é onde eu estou morando”, conta.

Há quase 20 dias nos Estados Unidos, o estudante tem aproveitado para conhecer a cidade de Chicago, juntamente com outros bolsistas brasileiros. “Pretendo curtir muito a cidade, até porque além de estudante, sou um turista! A cidade de Chicago é grande e linda, com 2,7 milhões de habitantes. Possui um lago chamado Michigan, que é de água doce e forma uma praia artificial, muito legal, possui até ondas. Tem também um parque de diversões, que atrai muitos turistas. A cidade é fantástica”, destaca Rafael. [IO]