Semana Técnica começa hoje com palestra sobre Geologia aplicada a Engenharia Civil

Engenharia Civil

Durante a semana, empresas do ramo de Engenharia montam stands para mostrar inovações tecnológicas no mercado de trabalho

Entre os dias 3 a 6 de setembro, acontece a III Semana Técnica de Engenharia Civil da UNIGRAN. A abertura será hoje, 3, às 8h, no auditório do bloco 10 da Instituição com a palestra sobre “Geologia Aplicada a Engenharia”, ministrada pelo geólogo e professor Nivaldo José Chiossi. Durante a semana, haverá outras palestras, minicursos, e ainda, será inaugurado o Escritório de Engenharia Civil da UNIGRAN.

Conforme o coordenador do curso, Luiz Henrique Moreira Carvalho, a Semana Técnica terá enfoques principais: Geologia, leis do trabalho e projetos de prevenção contra incêndio. “Nós vamos ter um ícone da Geologia para a Engenharia Civil, o professor Chiossi, que irá fazer uma palestra e lançar o seu livro. Outros temas importantes serão sobre as leis do trabalho na construção civil com o Ministério Público do Trabalho, e também, as leis de segurança, o Corpo de Bombeiros estará presente fazendo uma palestra técnica sobre projetos de prevenção contra pânico e incêndio”, destaca.

O professor explica que até o ano passado, antes do acidente na boate Kiss – ocorrido no Rio Grande do Sul, os projetos eram elaborados e aprovados por engenheiros. “Nós não éramos cobrados com a parte do bombeiro. A partir de maio deste ano é obrigatório, para a prefeitura dar o alvará de funcionamento de qualquer estabelecimento comercial, ter o projeto de prevenção contra pânico e incêndio. Então é importante para os acadêmicos já se aterem das normas técnicas, inserirem no meio acadêmico como o profissional vai agir e como é que nós vamos moldar esse profissional a partir de agora”, esclarece.

Na abertura do evento, o curso de Engenharia Civil da UNIGRAN lançará um Escritório que irá atender a comunidade e profissionais com projetos, consultoria, orçamento e execução. “O escritório acadêmico de Engenharia, os alunos vão aprender a rotina de projetos, trabalhando no mercado de trabalho dentro da faculdade. Inserindo os acadêmicos como estagiários para a prática profissional”, garante o professor Luiz Henrique.

Acadêmicos e profissionais contarão ainda com minicursos sobre “Inovações Tecnológicas” e “Planilha Orçamentária”. Inscrições e outras informações podem ser obtidas através dos telefones 3411-4284 ou 3411-4129. [SG]