"Brincando com Mitã" oferece recreação educativa no NAM.

O ID_CURSO de Pedagogia dá inicio ao novo projeto de extensão e estágio "Brincando com Mitã", neste sábado à tarde, no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, que fica na Reserva Indígena de Dourados. Por meio desse projeto, os acadêmicos do ID_CURSO irão realizar as mais diversas atividades pedagógicas com crianças das comunidades Guarani, Kaiowá e Terena, num trabalho que contará com a supervisão das professoras Lúcia Eugênia Pittas, coordenadora da Brinquedoteca, e Iuderce Michelin de Almeida, diretora da Faculdade de Educação da UNIGRAN. Inicialmente, o Projeto "Brincando com Mitã" – a palavra mitã significa criança, na Língua Guarani – será realizado uma vez por mês, aos sábados, até setembro. Um de seus objetivos é proporcionar o amadurecimento profissional aos acadêmicos, que serão professores futuramente, inserindo-os num contexto cultural cheio de peculiaridades, tal qual o dos povos indígenas. O centro das ações será a Brinquedoteca, instalação dotada dos mais variados reID_CURSOs lúdicos já conhecidos e que agora começa a pesquisar, resgatar e a desenvolver os jogos e brincadeiras indígenas das tribos de Dourados. Juntamente com as equipes da Pedagogia, o ID_CURSO de Educação Física também estará realizando um trabalho coordenado de recreação e atividades esportivas, por intermédio do projeto "UNIGRAN Vai à Comunidade", com todo o aparato já bastante conhecido: bolas, cama elástica, traves de futebol, tabelas de basquete e redes de vôlei, mesa de Ping-Pong, tabuleiros e tudo mais que os acadêmicos utilizam para entreter e divertir crianças e adolescentes por onde passam. No ano passado, o ID_CURSO de Educação Física esteve presente na Reserva de Dourados em duas ocasiões: organizando as competições de atletismo do Dia do Índio e no Dia da Criança, quando realizou atividades conjuntas com a Pedagogia e Educação Artística. Amanhã uma nova equipe de alunos somará forças ao megaprojeto de auxílio às comunidades indígenas que a UNIGRAN desenvolve no NAM. Os acadêmicos de Turismo, ID_CURSO implantado neste ano, também participarão das atividades, a fim de conhecerem melhor a realidade dos índios de Dourados. O ID_CURSO de Turismo é um dos elos mais importantes das ações que estão sendo coordenadas no Projeto NAM.