UNIGRAN participa de ação com Rotary Clube de Dourados

Ação Rotary

As pessoas que passaram pela praça tiveram orientações sobre alimentação

Os estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmetologia, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da UNIGRAN participaram da Ação Social do Rotary, realizada na Praça Antônio João. A atividade uniu outras instituições de ensino superior e também a Secretaria Municipal de Saúde.

O médico e membro do Rotary Clube de Dourados, Dr. Fábio Rocha Lima, que coordenou o evento explica que a ação foi realizada para oferecer a população de Dourados serviços de saúde básica e orientação médica. “Oferecemos um posto de vacinação, pois foi o Dia Mundial na Multivacinação. Acadêmicos da UNIGRAN e UFGD fizeram a aferição da pressão arterial, mediram glicemia, realizaram exame de urina, orientação sobre a prevenção de câncer, alimentação saudável e obesidade, limpeza de pele, orientação sobre descarte de medicamento, medição da circunferência abdominal”, enumera.

Fábio comenta que as instituições faziam esses mesmos serviços antes, porém separadas umas das outras. “O Rotary é um clube de serviço. Entramos em contato com a Secretaria de Saúde, com o Hemocentro e as universidades para nos unir e oferecer para a população douradense serviços de qualidade em um só lugar e que seja acessível a todos”, esclarece.

A professora Cláudia Arfux, do curso de Farmácia, junto com os acadêmicos do 6° e 10° semestre, estavam aferindo a pressão arterial e explicando sobre o descarte correto para os medicamentos vencidos. A aluna Graziela Martins Favaro explica que muitas pessoas, após o tratamento, guardam o medicamento ou então dão para outra pessoa. “Nós conscientizamos as pessoas sobre medicamentos, o armazenamento e descarte, hábitos alimentares, obesidade e os benefícios da prática de exercícios físicos”, informa.

Essa foi a primeira vez que o Rotary uniu outras instituições para prestar serviços a comunidade. O slogan do evento foi sobre a Poliomielite, doença que causa a paralisia infantil. No Brasil, a doença está praticamente erradicada, porém é sempre válido alertar a população sobre o perigo. Acadêmicos de Enfermagem também estavam fazendo a vacinação contra a Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba), Hepatite e Rotavirus. (WD)