XI Jornada de Psicologia inicia hoje e trará “autismo” como pauta

O evento será aberto para toda comunidade que se interessa pelo assunto

Sob o tema “Transtornos do Espectro Autista em Debate”, a XI Jornada Acadêmica de Psicologia da UNIGRAN abordará o autismo e seus diferentes aspectos e nas diversas visões e estudos de profissionais da Psicologia. A abertura oficial do evento será hoje, dia 26, às 19h, no anfiteatro do Bloco 10 da Instituição.
Na palestra de abertura, as mestrandas em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, Gabrielle Maria de Figueiredo e Merielle Totti Feijóo, discutirão sobre "Transtornos do Espectro Autista e contribuições recentes da Análise do Comportamento".

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da UNIGRAN, Rosemeire Pereira Souza Martins, o tema principal da jornada está atualmente em alta, devido o aumento de casos. “O autismo era visto como uma síndrome muito rara e hoje nós temos uma quantidade muito grande de crianças que apresentam os sintomas. Nada melhor do que um ambiente acadêmico científico para fazer essa discussão, para pensar em políticas, para pensar em situações que possam favorecer na inclusão, a melhor condição para a família lidar, para que todos tenham qualidade de vida, tanto a família quanto a criança e a sociedade”, propõe.

A programação ainda trará seis oficinas nas quais os acadêmicos terão a oportunidade de conhecer mais de perto técnicas de como trabalhar com o autista e com a família. Juntamente com a IX Jornada, acontecerá a I Mostra Cientifica de Psicologia e no dia 27, terça-feira, uma palestra sobre a primeira psicóloga brasileira marcará a comemoração do Dia do Psicólogo. A palestra será proferida pelo mestre em Psicologia, Gabriel Vieira Cândido.

As inscrições podem ser feitas na coordenação do curso no bloco III, próximo a Biblioteca. “Está aberta não só para o psicólogo, mas para as áreas afins que se interessam, inclusive para a área da educação que tem uma interface muito grande, porque se trabalha hoje no processo de inclusão com o autismo. Então, nós estamos convidando a todos, a comunidade em geral que queira, inclusive os pais familiares de autistas”, convida a coordenadora Rosemeire. [IO]