Conversões sociais é tema da XXXIV Semana Jurídica da UNIGRAN

Direito

O evento é marcado pelo tradicional Júri Simulado, no qual acadêmicos põem em prática o conteúdo estudado

O ressurgimento dos movimentos sociais no Brasil em busca da efetividade de direitos ganhou as ruas em todo o país. Sob o tema “Conversões sociais: há quebras de paradigmas jurídicos?”, nos dias 26 a 30 de agora, acontece a XXXIV Semana Jurídica da UNIGRAN. O evento vai debater assuntos como o Estado Brasileiro e as Instituições Democráticas, projeto do novo Código Penal e os rumos do Direito Penal do Brasil, controle interno do Executivo pelo Legislativo, o profissional do direito e a atual situação do país, entre outros.

Segundo o coordenador do curso de Direito da UNIGRAN, Joe Graeff Filho, a discussão foi proposta pela ocorrência marcante desses movimentos, que buscaram ações dos poderes constituídos, com respeito à sociedade e ao Estado Democrático de Direito. “A sociedade foi às ruas lutar por um Brasil sem corrupção e pela garantia de ações afirmativas que garantam de forma geral a dignidade do cidadão brasileiro em todas suas esferas. A bandeira levantada contra o aumento das tarifas de ônibus, na verdade esconde em sua sombra um cenário geral de descontentamento com o desenvolvimento do país”, afirma.

O professor Joe, acredita que “foi uma gota jogada em um copo cheio de angústias de uma nova época político-social em que se fala de democracia, mas se vê à sociedade calada enclausurada nos afazeres do dia a dia. Essa parada em prol do bem geral mostrou que o cidadão cansou de ser mero espectador de sua vida para se tornar ator do processo democrático. Em vista disso, após muita discussão, chegamos a conclusão de trazer para o evento o tema que palpita nas ruas”.

As palestras se consolidam no aspecto social e político. Ainda o evento conta com apresentação de pesquisas científicas na área do Direito, mesa redonda para debates acerca de temas sobre conversões sociais no Brasil e o tradicional Júri Simulado em conjunto com painéis e comunicações científicas. “A estrutura da programação é forte. A variação de práticas ao longo da semana é convertida em um dinamismo maior que no passado, fruto da experiência de longos anos e das propostas que advém tanto de nosso corpo docente como também do corpo discente”, garante Joe Graeff Filho.

A abertura será nesta segunda-feira, 26, às 19h10, no Salão de Eventos da UNIGRAN. As inscrições devem ser feitas no Laboratório Jurídico, que fica no bloco I da Instituição. O valor é de R$ 30,00 para acadêmicos da UNIGRAN e R$ 50,00 para visitantes. O certificado terá carga horária de 40 horas. [SG]