Dia do Folclore é comemorado na Brinquedoteca da UNIGRAN

Pedagogia

Após conhecerem as lendas as crianças coloriram os personagens

Ele tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. Também é conhecido por ser muito travesso. Ele é o Saci-Pererê! Esse e outros personagens como a curupira, lobisomem, mula-sem-cabeça e o boitatá fazem parte do Folclore brasileiro. A data é comemorada anualmente no dia 22 de agosto e para celebrar, a Brinquedoteca da UNIGRAN realizou uma atividade com as crianças.

Toda quinta-feira é dia da Cinebrinquedoteca, as crianças assistem filmes infantis que despertam a curiosidade e a imaginação. Unindo o projeto de cinema com a data especial do Folclore o brinquedista responsável, Edilson Rebelo, passou para as crianças seis histórias de lendas brasileiras.

Após assistirem as crianças discutiram o que cada lenda trazia de diferente e depois pintaram seus personagens preferidos. O brinquedista Edilson destaca que é importante passar para as crianças as histórias das lendas brasileiras. “Pelo fato do uso do computador e deles não terem muito contato com algumas brincadeiras o folclore está sendo esquecido. Não podemos deixar isso acontecer, eles não podem crescer sem essa parte de ser criança de ouvir histórias e de ter imaginação”, acredita.

Laura de Barros Cavalcante, de 9 anos, aprovou a atividade. Ela conta que em sua escola, o Dia do Folclore também é sempre lembrado. “A nossa professora está fazendo os envelopes de prova com os personagens do folclore”, diz. Laura afirma ter gostado mais da lenda do boto cor-de-rosa, “gostei mais da do boto, porque eu nunca tinha ouvido essa história, achei interessante. Já conhecia a da mula-sem-cabeça, a do lobisomem e a do saci e conheço uma da vitória regia que nós não vimos aqui”.

Durante toda a sessão de cinema, foi possível perceber a reação das crianças que, em algumas histórias se assustavam, mas no fim, compreendiam a moral. “As crianças menores tiveram um pouco de receio na história do lobisomem e do curupira, porque a imagem não traz aquele personagem alegre como a princesa ou o príncipe trazido nas histórias clássicas que eles estão acostumados. As histórias do folclore remetem mais aos tempos antigos, mas fazem com que as crianças ativem a imaginação”, avalia o brinquedista. [IO]