UNIGRAN marca presença no 12º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição

Nutrição

Foram apresentados 16 trabalhos científicos pelos alunos da UNIGRAN

O evento foi realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, na semana passada e contou com a participação de 30 acadêmicos de Nutrição da UNIGRAN, cinco professores e também egressos do curso. O Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição está entre os eventos nacionais mais importantes da área.

A coordenadora do curso da UNIGRAN, Rita de Cássia Dorácio Mendes, reconhece que a participação em eventos nacionais, funciona como uma reciclagem e também é fonte de motivação. “Essa é a hora que temos tudo de novo na área, tanto na área da pesquisa, de equipamentos, como de melhores condutas. Então, participar é a possibilidade de professores e também alunos, se atualizarem. Para o professor é uma atualização até para ele rever se ele está no caminho certo, na conduta certa, dentro da sua disciplina”, afirma.

No total foram 16 trabalhos apresentados pelos acadêmicos da UNIGRAN. Dentre eles o trabalho de pesquisa das acadêmicas Amanda Gomes Soares Libório e Daniela de Menezes Flores. De acordo com as estudantes, a pesquisa apresentada durante o Congresso foi um rastreamento com grávidas que fumam e consomem bebida alcoólica durante o primeiro trimestre de gravidez, ou seja, nos três primeiros meses de gestação.

Amanda Libório explica, “as grávidas que entrevistamos, muitas eram jovens e não sabiam que estavam grávidas até o terceiro mês, ao saber, a maioria parou de fumar e começou a fazer o tratamento certinho. Já a maioria das que consumiam bebida alcoólica, continuou bebendo mesmo estando na gestação”.

Apesar dos resultados negativos apresentados pelas acadêmicas através da pesquisa, a experiência de apresentar em um grande evento foi compensadora. “Eu nunca tinha ido para um congresso como esse, foi muito importante, porque podemos aprender de uma maneira diferente do que em sala. Foi uma experiência válida, porque além de contar no nosso currículo, também acabamos aprendendo mais e nos ajuda a lidar melhor na apresentação”, menciona Daniela Flores.

O acadêmico do 6º semestre, Rodrigo Echeverria da Costa, também apresentou um trabalho no evento, uma avaliação do consumo alimentar. “Avaliei a eficácia dos instrumentos existentes, ou seja, instrumentos que existem para avaliar o consumo. O resultado foi que é mais eficaz quando utiliza a imagem. Na realidade é um manual fotográfico que tinha as porções alimentares sem fotografia e com fotografia, e quando tem a imagem, a resposta é mais fidedigna”, relata.

A coordenadora Rita salienta que, além da possibilidade de conhecimento, um congresso é a oportunidade de interagir. “Eles tem lá uma maior integração entre as turmas, eles conhecem os alunos das outras salas e de outas Instituições. E também, eles têm a oportunidade de enxergar a ciência da Nutrição como um campo maior, conhecer a realidade de outro estado”, conclui. [IO/SG]