Acadêmico de Agronomia ministra palestra em Minas Gerais

Agronomia

A palestra tratou das ligações entre as funções do agrônomo e do nutricionista

Passando as férias de julho com a família em Minas Gerais, o aluno Guilherme Rabelo, que cursa o 8° semestre de Agronomia na UNIGRAN, passou por uma experiência diferente. Prestes a se formar, Guilherme ministrou uma palestra para a turma de Nutrição da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). O acadêmico debateu sobre as ligações existentes entre as duas profissões.

Guilherme encarou como um desafio, pois nunca fez uma apresentação para um público com uma visão diferente da dos colegas de Agronomia, professores e produtores rurais. “Tentei ser bem flexível nas ideias, porque eles têm uma relação bem crítica a respeito de algumas técnicas de manejo que a gente aplica, como o uso de agrotóxico, transgenia (uso de variedades transgênicas)”, explica.

Mesmo com um público crítico, o aluno conta que explicou a necessidade do uso dos produtos para o cultivo e a comercialização. “Falei o porque da existência do curso de Agronomia, qual é a missão do engenheiro agrônomo, as responsabilidades do profissional com o meio ambiente e com a sociedade. Também falei sobre técnicas de cultivo, técnicas agrícolas que podem influenciar no resultado final do produto”, relata Rabelo.

A turma de estudantes de Nutrição que participou da palestra questionou alguns tópicos, como o uso de insumos agrícolas, adubação e aplicação de pesticidas. “Expliquei porque o produtor deve usar desses recursos e ferramentas no plantio. Foi bem esclarecedor para eles e para o próprio professor da turma que também participou”, menciona.

“Foi importante a interação entre os profissionais, principalmente para a troca de informações. O engenheiro agrônomo tem um trabalho bem diferente do nutricionista, porém o resultado do nosso trabalho influencia diretamente no dele. A nossa responsabilidade profissional precisa de uma visão mais ampla que abrange todos os setores do agronegócio, inclusive os profissionais de saúde, como os nutricionistas”, finaliza Guilherme. [WD/IO]