Escolha da profissão exige autoconhecimento do jovem

Casa Aberta

Conversar com profissionais e conhecer instituições ajuda na escolha da carreira

O 2° semestre letivo é o momento decisivo para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio. A partir de agora, se iniciam as inscrições para os vestibulares e os pré-vestibulandos devem ter em mente que carreira desejam seguir. Mas uma pesquisa realizada em São Paulo pela Universidade Anhembi Morumbi revela que metade dos jovens escolhe carreira sem conhecer profissão.

Para o psicólogo mestre em Análise do Comportamento e professor da UNIGRAN, Felipe dos Santos Souza, a escolha da profissão é uma das mais árduas tarefas da juventude. “Acredito que conhecer-se seja essencial para escolher uma profissão ou ocupação. Saber quem sou eu e como sou é que permite escolher o que fazer e como fazer. É pelo processo de autoconhecimento que o adolescente pode formular aspirações profissionais realistas e compatíveis com suas características pessoais, interesses, potencialidades e habilidades”, assegura.

Além das dúvidas comuns, os jovens ainda se deparam com um mercado instável, no qual profissões estão em alta em um momento e em outros momentos, não. Desta forma o processo de orientação profissional é importante para auxiliar no processo de decisão. “Toda decisão envolve certa dificuldade, porque implica escolhas. Decidir-se por uma profissão parece mais complicado, porque existem muitas alternativas ocupacionais a serem consideradas. A alternativa a ser escolhida depende das preferências”, afirma o psicólogo.

Conforme o mestre em Análise do Comportamento muitas vezes os pais não sabem como ajudar, alguns fazem imposições, enquanto outros deixam o adolescente livre para fazer escolhas. E ainda por outro lado, a escola tenta fornecer informação, mas não ajuda o adolescente a vencer etapas no processo de decisão, “por fim, o próprio adolescente que vive o conflito, acaba cedendo às exigências ou seguindo modismos em sua escolha, não conseguindo tomar uma decisão baseada na análise de suas potencialidades e possibilidades frente ao conhecimento das profissões”, aponta Felipe.

Projeto Casa Aberta UNIGRAN

Para ajudar esses alunos na escolha, a UNIGRAN mantém o Projeto Casa Aberta, que consiste em apresentar a Instituição e esclarecer as dúvidas dos visitantes que pretendem cursar um dos 30 cursos oferecidos. O projeto que aconteceu na última semana recebeu em torno de 2.000 alunos de escolas de Dourados e região.

A coordenadora da Escola Estadual Eufrasina Pinto, da cidade de Glória de Dourados, Alvamirian Garcia Maroldi, trouxe aproximadamente 60 alunos para visitar a UNIGRAN. Alvamirian convive diariamente com os alunos e seus conflitos, a professora admite que há muitos alunos que ainda estão indecisos sobre o quê vão fazer como profissão. “Decidimos trazê-los para conhecer a Instituição e os cursos. Os professores que acompanharam o grupo mostraram os lugares que queríamos ver. Como o grupo era mais de meninos pedimos para conhecer as áreas de interesse deles”, conta.

A visita é aberta para alunos de escolas públicas e particulares. Iohane Urnace Romera, 17 anos, estuda em uma escola particular de Dourados e está vivendo a fase da escolha da carreira. “Nós que estamos terminando o Ensino Médio temos a incerteza do que adotar como profissão. Penso em cursar Engenharia Química, mas não tem aqui em Dourados. Porém as minhas outras opções são Direito e Engenharia Civil que tem aqui na UNIGRAN. Vou prestar o vestibular para concorrer uma vaga em um desses dois cursos”, relata a estudante.

Para poder obter informações sobre as carreiras o professor de Psicologia da UNIGRAN, Felipe Souza aconselha, “converse com profissionais, com acadêmicos e realize pesquisas em catálogos e na internet. Quanto a um processo de orientação profissional, a pessoa interessada pode procurar profissionais de psicologia”. [IO]