Professora da UNIGRAN lança livro sobre ética em pesquisa humana

Lançamento de livro

O enfoque do livro é quanto a responsabilidade do pesquisador e dos demais envolvidos no processo de pesquisa

A educadora física da UNIGRAN, Zeina Hassen Mustafá, lançará seu terceiro livro “Ética em Pesquisa: Responsabilidade sobre um novo olhar”. A edição dá o enfoque não só na responsabilidade do pesquisador, mas em todos os envolvidos no processo de pesquisa com seres humanos.

Zeina Mustafá explica que recentemente foi feita uma revisão da resolução que tratava da ética em pesquisa com seres humanos. “As responsabilidades em pesquisa estão sendo vistas sobre um novo olhar, porque o próprio Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que era tratado de uma forma, agora está sendo encarando como um documento que trata de responsabilidades dos pesquisadores e de quem se disponibiliza para fazer parte dessas pesquisas”, esclarece.

Os livros anteriores da escritora eram voltados para pesquisa qualitativa. A nova edição aborda mais a ética em pesquisa, principalmente em pesquisas clínicas. É debatido o Trato de Novas Diretrizes Éticas, uma renovação, principalmente para a área da Saúde.

É exposto um novo olhar para a pesquisa humana. “Quando eu coloco sobre pesquisas clínicas, o enfoque é dando orientações relativas à essas questões éticas na investigação; elas passam por esse processo de conhecimento que tem como objetivo, encontrar uma melhor alternativa para o tratamento, prevenção de uma doença ou o agravo à saúde”, revela a professora.

“Nós temos que entender que esses estudos vão fornecer novas evidências que vão modificar a situação já existente. Isso torna um desafio entre a relação do pesquisador com o participante de pesquisa, porque entramos em um processo no qual precisamos das informações. Temos que respeitar a autonomia do sujeito, a livre vontade e, no entanto, devemos tratar também a responsabilidade desse participante a partir do momento em que ele opta em participar dessa pesquisa”, enfatiza Zenia.

O lançamento oficial do livro será no VIII Encontro de Iniciação Científica da UNIGRAN, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de setembro. As reservas para adquirir o exemplar já podem ser feitas pelo telefone 3411-4137. [WD/SG]