Com ensino integral adequado, criança estará se desenvolvendo e produzindo mais, diz pedagoga

Governo quer 60 mil escolas com ensino integral até 2014

Ensino integral favorece o desenvolvimento da criança

De acordo com o Ministério da Educação, o Governo Federal pretende até 2014 chegar à meta de 60 mil escolas públicas de ensino fundamental com tempo integral. Ontem, dia 29, pela manhã, a presidente Dilma Rousseff falou sobre o tema em seu programa semanal de rádio.

Segundo a presidente, a educação integral é fundamental para o desenvolvimento do país, porque melhora o aprendizado das crianças e dos adolescentes com o acompanhamento pedagógico obrigatório e as aulas de reforço escolar. "Nenhum país do mundo chegou a se transformar em uma nação desenvolvida sem que as crianças tenham dois turnos na escola”, declara a presidente.

A coordenadora do curso de Pedagogia da UNIGRAN, Elizabeth Velter, explica que as vantagens desse programa irão depender do planejamento escolar integral. “A maioria das famílias tem uma estrutura da quais quase todos trabalham, sendo assim, a criança em um período do dia está na escola ou com o tempo ocioso. Se ela estiver na escola tendo atividades sequenciais para que ela possa fazer, por exemplo, reforço nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, fazer educação física, pintura, aprender a tocar algum instrumento musical; essa criança estará se desenvolvendo e produzindo mais”, explica.

Em 2016 será obrigatório que toda criança a partir de 4 anos de idade seja matriculada na educação infantil. “Foi feito um planejamento para que haja mais Centros de Educação Infantil, visando à estrutura física, dos professores, para atender também a quantidade de novas crianças que farão parte desse ensino”, comenta a pedagoga.

“É importante para educação, porque visa o desenvolvimento integral com qualidade para a criança e principalmente a formação do professor. Não basta só a criança estar na escola, é preciso estar envolvida com todo o processo de ensino e aprendizagem. O Plano Nacional de Educação prevê o desenvolvimento integral da criança com qualidade. Se forem colocadas em prática essas atividades, com certeza o avanço será produtivo e significativo”, esclarece a coordenadora. [WD]