Acadêmicos de Fisioterapia apresentam Trabalho de Conclusão de Curso

As apresentações foram realizadas no anfiteatro da UNIGRAN

Os estudantes do 7º semestre do curso de Fisioterapia da UNIGRAN apresentaram, na última sexta, o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Foram apresentadas pesquisas de iniciação científica sobre diversos temas, como por exemplo: Acidente Vascular Encefálico (AVE), mulheres mastectomizadas, análise do ângulo quadricipita em atletas jovens, método kinésio tape, entre outros.

Conforme a professora Simone de Sousa Elias Nihues, “esse ano os trabalhos estão com uma excelente qualidade, nós professores do curso ficamos muito satisfeitos com o empenho dos acadêmicos na realização da pesquisa, foram realmente comprometidos”.

A professora esclarece que neste ano, cada orientador teve a sua linha de pesquisa. “Esse ano começaram novos estudos, podemos salientar a linha de pesquisa da professora Ângela Lima, em que ela buscou falar de pacientes pós AVE [Acidente Vascular Encefálico] e ela teve seis orientandos sobre isso. Eu tive uma pesquisa voltada a mulheres mastectomizadas, o professor Sidney Sato começou a falar sobre kinésio tape, que é um método novo também”, explica Simone.

A acadêmica Tabita Elizabeth Nogueira falou sobre a análise do ângulo “Q” - quadricipital – em atletas jovens. Por meio de revisão de bibliográfica, “o objetivo foi analisar em alguns artigos qual é o valor normal do ângulo Q nos atletas, tanto assintomáticos quanto os que praticam a atividade física”, argumenta.

A futura fisioterapeuta conta que essa avaliação é importante para diagnosticar alguma alteração que o joelho possa ter durante uma atividade física. “A minha área de atuação será ligada ao esporte, então a análise no ângulo ‘Q’ é para promover uma avaliação do atleta na prática esportiva”, finaliza.

A estudante Kelly Barbosa Campos abordou os efeitos da readequação do complexo histórico pulmonar em pacientes hemiplégicos pós Acidente Vascular Cerebral – AVC. “O objetivo foi avaliar se haveria a modificação na dinâmica respiratória na assimetria torácica, na possibilidade de tórax desses pacientes, sendo que é uma técnica visando para outros indivíduos, aí busquei uma mostra para ver se teria algum efeito”, conta.

Para a acadêmica, apresentar o TCC foi o primeiro contato com o público. “É um aprendizado, o nosso primeiro contato profissional. A partir daqui, vamos passar por concursos, outras palestras e o TCC é importante para concluirmos o nosso trabalho, como se fosse fechar o nosso círculo na faculdade”, afirma Kelly.

A professora Simone ressalta que “a maioria dos trabalhos têm condições de serem publicados em congressos, revistas, então já é o primeiro grande contato deles com a pesquisa. Isso já mostrou para eles como que se inicia a pesquisa dentro da faculdade, então vai permitir o crescimento profissional dos nossos alunos”. [GM]