Os estudantes do 7º semestre do curso de Fisioterapia da UNIGRAN apresentaram, na última sexta, o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Foram apresentadas pesquisas de iniciação científica sobre diversos temas, como por exemplo: Acidente Vascular Encefálico (AVE), mulheres mastectomizadas, análise do ângulo quadricipita em atletas jovens, método kinésio tape, entre outros.
Conforme a professora Simone de Sousa Elias Nihues, “esse ano os trabalhos estão com uma excelente qualidade, nós professores do curso ficamos muito satisfeitos com o empenho dos acadêmicos na realização da pesquisa, foram realmente comprometidos”.
A professora esclarece que neste ano, cada orientador teve a sua linha de pesquisa. “Esse ano começaram novos estudos, podemos salientar a linha de pesquisa da professora Ângela Lima, em que ela buscou falar de pacientes pós AVE [Acidente Vascular Encefálico] e ela teve seis orientandos sobre isso. Eu tive uma pesquisa voltada a mulheres mastectomizadas, o professor Sidney Sato começou a falar sobre kinésio tape, que é um método novo também”, explica Simone.
A acadêmica Tabita Elizabeth Nogueira falou sobre a análise do ângulo “Q” - quadricipital – em atletas jovens. Por meio de revisão de bibliográfica, “o objetivo foi analisar em alguns artigos qual é o valor normal do ângulo Q nos atletas, tanto assintomáticos quanto os que praticam a atividade física”, argumenta.
A futura fisioterapeuta conta que essa avaliação é importante para diagnosticar alguma alteração que o joelho possa ter durante uma atividade física. “A minha área de atuação será ligada ao esporte, então a análise no ângulo ‘Q’ é para promover uma avaliação do atleta na prática esportiva”, finaliza.
A estudante Kelly Barbosa Campos abordou os efeitos da readequação do complexo histórico pulmonar em pacientes hemiplégicos pós Acidente Vascular Cerebral – AVC. “O objetivo foi avaliar se haveria a modificação na dinâmica respiratória na assimetria torácica, na possibilidade de tórax desses pacientes, sendo que é uma técnica visando para outros indivíduos, aí busquei uma mostra para ver se teria algum efeito”, conta.
Para a acadêmica, apresentar o TCC foi o primeiro contato com o público. “É um aprendizado, o nosso primeiro contato profissional. A partir daqui, vamos passar por concursos, outras palestras e o TCC é importante para concluirmos o nosso trabalho, como se fosse fechar o nosso círculo na faculdade”, afirma Kelly.
A professora Simone ressalta que “a maioria dos trabalhos têm condições de serem publicados em congressos, revistas, então já é o primeiro grande contato deles com a pesquisa. Isso já mostrou para eles como que se inicia a pesquisa dentro da faculdade, então vai permitir o crescimento profissional dos nossos alunos”. [GM]