Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo realizam exposição na UNIGRAN

Exposição

Os trabalhos estarão em exposição para o público até o dia 06/07, no Pátio da UNIGRAN

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN participam de mostra com trabalhos realizados na disciplina de Teoria da Arquitetura I. A exposição tem como foco a linha do tempo da arquitetura, com grandes expositores e maquetes.

Karina Montovani, professora da disciplina, explica que o objetivo da exposição é mostrar para quem não possui relação íntima com a arquitetura, elementos predominantes que fazem parte da vida arquitetônica da sociedade hoje. “A exposição é para retratar os períodos arquitetônicos na história da humanidade, mostrando as expressões dos valores políticos, econômicos, sociais e culturais. Iniciamos os trabalhos com o período na arquitetura da Grécia, chegamos ao final do século IXX e uma pequena parte do século XX, com o Ecletismo”, comenta.

Acadêmicos realizam a exposição na disciplina de Teoria da Arquitetura

A professora destaca que se o aluno formado, queira restaurar a arquitetura em resgates patrimoniais, é necessário ter o conhecimento da história das arquiteturas anteriores. “Tudo isso é uma somatória para o conhecimento do acadêmico, para alavancar, diferenciar ou fazer uma releitura do seu próprio traço arquitetônico. É a partir desse conhecimento que ele forma o seu conceito, a sua marca registrada de arquitetura”, conclui Karina.

O acadêmico Leonardo de Oliveira Brito, comenta a proposta e as dificuldades na elaboração do trabalho. “O tema da maquete é sobre Roma, a proposta foi poder trazer a experiência para o público conhecer o estilo romano e quais as características dos elementos e estilo arquitetônicos presentes nessa época. O trabalho durou cerca de duas semanas, pois partimos da ideia, depois tivemos que colocá-la no papel e procurar serviços terceirizados para a realização do toten”, esclarece o estudante do terceiro semestre.

O grupo da acadêmica Claudia Walevein retratou sobre a arquitetura grega que começou com a arquitetura clássica. “Trabalhamos com o frontão e as colunas gregas, a montagem durou uma semana e deu bastante trabalho por causa dos detalhes. Tivemos que representar muito bem as características arquitetônicas daquela época”, explica. (WD/GM)