VIII Encontro de Iniciação Científica está com inscrições abertas

Salão de Pesquisa

Neste ano, o Encontro de Iniciação Científica acontece nos dias 25, 26 e 27 de setembro

Neste ano, a UNIGRAN realiza o VIII Encontro de Iniciação Científica e, simultaneamente, o V Salão de Pesquisa Docente e a III Mostra de Pós-Graduação. As inscrições estão abertas no site www.unigran.br/salaodepesquisa para todos que desejam participar do evento, como ouvintes ou apresentadores de trabalhos. O tema deste ano é “Informação, conhecimento e sabedoria: tecnologias e educação”.

O evento é destinado a toda comunidade acadêmica, interna e externa, dentre eles estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e outras pessoas que se interessarem pelos cursos que serão ofertados. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIGRAN, professora Adriana Mestriner Felipe de Melo, explica que o tema foi escolhido “pois estamos em um momento onde as informações, cada vez mais, estão disponíveis com acesso maior. Contudo, gerar conhecimento e saberes requer mais do que apenas o acesso a essas informações. É preciso saber se apropriar dessas informações e gerar conhecimento, sem, contudo, deixar de valorizar aspectos culturais, regionais e particulares de cada indivíduo”.

As inscrições ocorrem em duas modalidades, ouvinte, pessoa que participará do evento como expectador e apresentador de trabalhos com as opções: oral, banner e a distância. Para Adriana Mestriner, participar de uma iniciação científica é o primeiro passo para o conhecimento científico, “os envolvidos começam a pensar alguma situação em especial, tentam entender o que está acontecendo, elaboram hipótese e por meio de experimentos ou outras técnicas, aceitam ou não esta hipótese. O conhecimento é gerado desta forma. Assim a iniciação científica pode não gerar grandes descobertas, mas é o início da pesquisa que tem como foco a geração de conhecimento”.

Para esta edição, o Encontro de Iniciação Científica trará algumas novidades, conforme a pró-reitora. “Serão muitas novidades, especialmente na programação dos minicursos que trazem ferramentas importantes na área da educação e pesquisa. Os minicursos serão ministrados por profissionais de destaque na área de outros estados brasileiros que nos prestigiarão durante o evento”, ressalta. A professora Adriana destaca ainda que muitas ferramentas apresentadas serão importantes também para docentes, que é um dos públicos-alvo do evento.

Datas importantes do evento

O início das inscrições e submissão dos resumos foi neste mês de junho. O prazo final para submissão dos resumos e inscrições segue até o dia 30 de agosto. A previsão para divulgação dos aceites dos trabalhos submetidos será dia 6 de setembro. O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro.
Para mais informações acesse www.unigran.br/salaodepesquisa.(SG)