Diretor da UNIGRAN palestra para executivos em SP

Planejamento de Ensino

Diretor de Planejamento de Ensino da UNIGRAN, Prof Dr. Bruno Barreto, na abertura do IES Management 2013 (Foto: Divulgação)

Organizado pelo Informa Group, o Fórum de Práticas e Gestão em Instituições de Ensino Superior – IES Management 2013 - reuniu em São Paulo cerca de 200 executivos do setor de educação do Brasil, como mantenedores, reitores e gestores; entre os dias 11 e 13 de junho. A UNIGRAN foi a única instituição do Mato Grosso do Sul representada no evento, através do Diretor de Planejamento de Ensino, Prof. Dr. Bruno Augusto Amador Barreto.

Com o objetivo de promover o debate sobre a gestão das instituições de ensino superior no país, a terceira edição do encontro discutiu formas de gestão mais eficientes com a apresentação de cases de grandes instituições particulares brasileiras. Dezenas de universidades participaram do Fórum em São Paulo, instituições tradicionais como Fundação Getúlio Vargas, PUC Paraná, Trevisan Escola de Negócios, Universidade Anhembi Morumbi e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O diretor da UNIGRAN participou da abertura do evento falando sobre “Geração Y: como envolvê-los no processo de tomada de decisão?”, comentando sobre o novo perfil de alunos e de funcionários que as organizações possuem hoje e ainda, proferiu uma palestra sobre qualidade do ensino com o tema: "Definição e análise de indicadores de qualidade em IES".

Bruno Barreto tem atuado na Gestão Educacional da UNIGRAN. Durante a palestra, o professor explicou sobre a Avaliação de Desenvolvimento Integrada/ADI, instituída pela Instituição em 2012. “A ADI é um instrumento avaliativo que atende aos princípios da interdisciplinaridade em cada curso, seus resultados visam a implantação de ações focadas no aperfeiçoamento do ensino dos cursos da UNIGRAN e no desenvolvimento da aprendizagem dos acadêmicos”, esclarece.

O diretor de Planejamento de Ensino afirma que “o Ministério da Educação (MEC) tem cobrado cada vez mais a qualidade dos cursos superiores no Brasil e a UNIGRAN vem se destacando nas avaliações nacionais. A ADI é mais uma das ações que a Instituição vem desenvolvendo nos últimos anos, aprimorando-se e buscando a excelência da qualidade do seu ensino. A metodologia implementada pela UNIGRAN foi bastante elogiada pelos executivos participantes do Fórum”.

O evento, além de mostrar as melhores práticas na gestão das instituições de ensino, debateu o futuro do mercado de educação no Brasil. “O ensino superior brasileiro é majoritariamente privado, as instituições particulares são responsáveis pela formação da grande maioria dos profissionais de nível superior do país; esta realidade mostra a importância e o papel que temos na sociedade nacional. O IES Management manifesta a preocupação que estas instituições têm com a qualidade do ensino e do nosso compromisso social”, finaliza Bruno Barreto. (SG)