Vacinação contra paralisia infantil encerra sexta-feira

Campanha de vacinação

A campanha iniciou dia 8 e termina sexta-feira, dia 21 (Foto: Divulgação)

A campanha contra paralisia infantil é realizada todos os anos pelo Ministério da Saúde e, apesar da doença já estar erradicada no Brasil desde 1994, a orientação é que todas as crianças de seis meses a cinco anos de idade sejam vacinadas.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da UNIGRAN, a poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda de início súbito. “O déficit motor instala-se e a evolução não ultrapassa três dias. Ataca em geral os membros inferiores, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade. O paciente não apresenta reflexo no membro atingido”, explica Tatiana.

A doença não tem cura, caso seja detectada alguns cuidados podem diminuir o agravamento, como enumera a coordenadora: “repouso absoluto nos primeiros dias pode reduzir a taxa de paralisia, mudar com frequência a posição do paciente na cama e acompanhamento ortopédico e fisioterápico podem ajudar a ter menos complicações”.

Além da vacina, a população deve tomar alguns cuidados com a higiene, já que o contágio ocorre por via fecal-oral, ou seja, através do contato direto com as fezes ou com secreções lançadas pela boca de pessoas infectadas. Quem ainda não levou o filho para ser vacinado deve procurar o posto de saúde até a próxima sexta-feira, dia 21. (IO)