Acadêmica da UNIGRAN garante bolsa no programa Ciência sem Fronteiras

Nutrição

O curso se reuniu para parabenizar Lucilene que embarca em julho para Austrália

O Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio. A estudante do 5º semestre de Nutrição da UNIGRAN, Lucilene Couto Passos, garantiu a vaga após análise da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um dos requisitos para a conquista da bolsa, e também de seu desempenho na graduação.

A primeira opção da estudante foi Portugal, mas devido ao grande número de aprovados, a bolsista irá para Austrália. Lucilene explica, “foram mais ou menos nove mil qualificados para Portugal. Só que como nove mil são muitos alunos para alocar em um país só, eles fizeram relocação. Eu pude escolher entre Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Itália, França, Irlanda e Austrália, e escolhi a Austrália”.

Lucilene Couto irá para Flinders University, na cidade de Adelaide, na costa sul da Austrália. Os estudantes que optaram por Portugal não precisavam de proficiência na língua, com a necessidade de remanejamento, os estudantes farão um curso de seis meses no país que escolheram. “Vou para a universidade para fazer o curso intensivo de inglês, após o curso farei um teste e dependendo da nota fico mais um ano fazendo graduação de Nutrição na universidade australiana”, esclarece a bolsista.

A coordenadora de Nutrição da UNIGRAN, Rita de Cássia Mendes, está contente pela conquista da aluna. “É algo de muita felicidade, porque o Ciência sem Fronteiras representa uma possibilidade de crescimento tanto na área da pesquisa, como na própria área da nutrição. Ela está indo para uma instituição que trabalha muito pesquisa dentro da área, tenho certeza que quando ela chegar, ela vai agregar conhecimento tanto para nós professores, como para os próprios colegas acadêmicos”, garante.

Segundo Rita, a aluna Lucilene sempre demonstrou vontade de atuar na área de pesquisa. “Ter no currículo dela essa participação no programa, ter essa parte do conhecimento, participar de programas de pesquisa, ter fluência no inglês, irá abrir portas para um mestrado e um doutorado, tudo isso irá engrandecer o currículo dela”, projeta a coordenadora.

A viagem está prevista para julho. “É uma oportunidade única que eu não devo perder, porque, a partir da minha experiência internacional, eu sei que isso vai afetar muito aqui no Brasil. Tanto é que esse programa é feito para o aluno voltar para o Brasil para trazer novas ideias, pesquisas e ajudar na melhora do país. Terei muito mais oportunidade de entrar na área de pesquisa que é o que eu realmente quero. O governo disponibiliza no próprio portal do Ciência sem Fronteira, vagas de emprego para os ex-bolsistas, ou seja, pessoas que saem do programa tem vagas de emprego, então esse é o caminho para mim”, conclui Lucilene. (IO/SG)