UNIGRAN sedia etapa local da Conferência Nacional de Educação

Conae Dourados

Durante o evento foram eleitos os delegados para a 2ª Fase da Conae Intermunicipal

Na quarta-feira, a UNIGRAN sediou a etapa municipal de Dourados da Conferência Nacional de Educação. O evento, coordenado e executado pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Educação, teve como finalidade cumprir uma das etapas preparatórias para a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, que será realizada de 17 a 21 de fevereiro do próximo ano em Brasília.

A etapa municipal teve a presença de profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros, que discutiram propostas para a melhoria da educação nacional, com base em sete eixos temáticos. O tema central do encontro foi “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Segundo a pró-reitora de Ensino e Extensão da Instituição, Terezinha Bazé de Lima, a UNIGRAN esteve representada em todos os eixos de estudos da Conae, que abordaram questões como o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação; Educação e Diversidade; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável; Qualidade da Educação; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação e Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

Antes das plenárias por eixo, o evento contou com uma palestra com a professora Dr.ª Elisângela Scaff, da UFGD. “Foi ótima a palestra, fez uma abordagem do ponto de vista da história das políticas na Organização do Sistema de Educação Brasileiro e apontou os entraves do processo de elaboração do novo Plano Nacional de Educação e destacou a importância desse momento para o olhar crítico das propostas da I Conae em 2010, para que nesta instância municipal, possamos contribuir para que a categoria democratização seja efetivada em nível municipal, intermunicipal, estadual e nacional”, destacou Terezinha Bazé.

A pró-reitora falou ainda do “Eixo II - Educação e Diversidade: Justiça, Social, Inclusão e Direitos Humanos”. “Já venho estudando e acompanhando as propostas do Movimento Nacional de Educação infantil e Fórum Estadual da Educação Infantil e Fórum EJA, do qual faço parte. Que possamos contribuir com a construção de uma política digna e de qualidade para nossa educação”, defende Bazé.

Ao final da Conae Dourados foi realizada a eleição e homologação dos delegados para a 2ª Fase da Conae Intermunicipal - que será em 24 e 25 de junho em Dourados. A pró-reitora da UNIGRAN, Terezinha Bazé foi eleita para 2ª etapa/fase como delegada do Segmento Gestor/ Ensino Superior Privado. (SG)