Acadêmicos de Agronomia e Produção Agrícola participam de Dia de Campo

Dia de Campo Técnico

Dia de Campo Técnico Científico contou com apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos

Os cursos de Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola da UNIGRAN organizaram o Dia de Campo Técnico Científico voltado para acadêmicos. O objetivo do evento foi integrar todos os alunos do curso durante a apresentação de pesquisas que estão sendo realizadas na área experimental da Instituição.

O evento foi organizado pelos professores Elmo Pontes de Melo e Wilson Finamore, juntamente com os alunos do curso de Agronomia em uma comissão mista, tentando dar uma oportunidade para os grupos apresentarem alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). “A ideia deste Dia foi uma forma de colocarmos em prática aquilo que eles aprenderam na sala de aula, trazendo isso para a área experimental da UNIGRAN, e também proporcionar a eles a oportunidade de organizar um evento, treiná-los para falarem em público. Então, o Dia de Campo teve um objetivo didático e de caráter cientifico”, explica o professor Elmo.

A coordenadora do curso de Tecnologia em Produção Agrícola, Mariana Zampar Toledo, destaca que houve inúmeras pesquisas desenvolvidas na área experimental com as culturas de milho, soja e com o sorgo. “Além dos experimentos desenvolvidos aqui, ocorreu resultados apresentados pelos acadêmicos do 5º semestre do curso de Agronomia, que apresentaram em vitrines instaladas nas áreas as principais pragas e doenças de algumas culturas”, conta.

O acadêmico Wesley Costa Santana do 7º semestre de Agronomia, disse que a pesquisa do grupo teve como foco principal avaliar o efeito do espaçamento entre linhas e doses de nitrogênio no sorgo sacarino. “São respostas relacionadas ao Brix e clorofila que seria uma questão relacionada, porque existe uma pesquisa nova no mercado sobre o sorgo sacarino que tem novas fronteiras de expansão para o setor sucroalcooleiro, e também é um benefício para a utilização desse cultivo no período de entressafra da cana-de-açúcar”, destaca.

A apresentação sobre o sorgo sacarino como uma alternativa para a indústria sucroalcooleira foi um dos temas de destaque no Dia de Campo. “É um TCC desenvolvido pelos acadêmicos Guilherme e Wesley, no qual eles avaliaram o efeito do espaçamento entre linha e dose de nitrogênio. Tivemos também apresentações relacionadas a épocas de semeadura da soja que tem como objetivo a avaliação do desempenho agronômico dessa cultura em diferentes épocas de semeadura”, comenta o coordenador do curso de Agronomia, Fabio de Souza.

Para a acadêmica Priscila Cunha Moreira dos Santos, que apresentou sobre avaliação dos diferentes cultivos de milho que podem ser recomendadas para as características da edafoclimáticas na região de Ponta Porã, “essa atividade que ocorreu fora da sala de aula foi de extrema importância, pois acrescentou bastante conhecimento para o grupo. Então só temos a ganhar experiência e prática”, destaca. (GM)