UNIGRAN recebe pesquisadores da Embrapa para treinamento de Biologia Molecular

Biologia Molecular

O treinamento foi realizado no laboratório de Biologia Molecular da UNIGRAN

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de várias regiões do Brasil e também dos Estados Unidos estiveram a UNIGRAN para ministrar um treinamento de Biologia Molecular dentro de um projeto aprovado no edital do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Dr. Alitiene Moura Lemos Pereira, pesquisadora em Sanidade Aquícola de Parnaíba - Piauí, explica que o grupo desenvolve pesquisas nas área de Parasitologia, Microbiologia, Virologia e Toxicologia de organismos aquáticos, com ênfase nos animais cultivados. “Vamos fazer a coleta de peixes redondos em todo o Brasil, principalmente nos dois polos produtivos do peixe Tambaqui que é no Amazonas e Sergipe. Na região da grande Dourados vamos trabalhar com o Pacu, vendo os problemas sanitários que afetam os peixes. No Brasil ainda não foi feito nenhum diagnóstico. Estamos começando a fazer o primeiro trabalho coletando amostra desses três locais pra saber se existe ou não vírus”, esclarece a pesquisadora.

Alitiene explica que o grupo de pesquisadores está padronizando a metodologia. “Já fizemos a parte de Parasitologia e Bacteriologia. E aqui estamos com todos os componentes do grupo trabalhando a parte de vírus em Biologia Molecular. Essa pesquisa é importante pra que todos os componentes tenham ideia de como deve ser feito o trabalho. São três locais diferentes, são equipes diferentes então, temos que estar falando a mesma língua”, comenta.

O laboratório de Biologia Molecular da UNIGRAN foi montado a pouco tempo, mas já foram adquiridos os equipamentos necessários para parte de extração de amostra tanto de DNA quanto RNA e um Termociclador, equipamento do qual possibilita fazer a amplificação e também equipamentos necessários para a separação dessas amostras e sua visualização.

A professora da UNIGRAN, Lucinete Regina Colombo comenta que é um laboratório destinado para a área de ensino para diversas disciplinas que contêm parte de Biologia Molecular e também área de pesquisa como, por exemplo, o TCC. “É a primeira vez que estamos utilizando o laboratório e os pesquisadores da Embrapa vieram especialmente para ministrar esse curso, pois a UNIGRAN é a única instituição que dispõem desses equipamentos necessários para a prática molecular”, afirma.

Magda Vieira Benavides, doutora e pesquisadora Labex de Sanidade Animal nos Estados Unidos, veio especialmente para participar do curso. “Estou achando fantástico porque a Instituição tem toda essa estrutura, com todos os equipamentos necessários. É um ótimo suporte pra poder fazer o trabalho e sem isso teríamos problemas para a realização”, destaca.

Ela ainda comenta que com todas essas informações em mãos, será bem mais fácil a recomendação na parte sanitária, como a prevenção das doenças diagnosticadas. “É de fundamental importância essas informações do Norte, Nordeste e Centro Oeste uma vez que sendo identificada a doença, fica mais fácil de estudar as formas de prevenção e de controle na criação dos peixes para o produtor”, constata Magda. (WD)