UNIGRAN põe em operação a mais moderna Clínica-Escola de Fisioterapia do Estado.

Em primeira mão, perspectiva ainda não-humanizada da Clínica de Fisioterapia, com as duas piscinas.
A UNIGRAN inaugura a mais moderna clínica de Fisioterapia de Mato Grosso do Sul na próxima segunda-feira. Conforme avaliações de vários profissionais das áreas médica e para-médica, a Clínica-Escola do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN representa um magnífico reforço aos serviços de atendimento em Saúde à população carente de Dourados. "Essa clínica terá um papel muito importante para a sociedade, não tenho dúvidas, porque ela está muito bem equipada e possui uma estrutura que pode suportar uma grande demanda de pacientes", explicou a coordenadora do ID_CURSO, professora Ângela Midori Kuraoka. Construída e montada exclusivamente com investimentos da mantenedora da UNIGRAN, ao longo de cinco anos, a clínica foi aparelhada com reID_CURSOs de ponta para prestar atendimento ambulatorial fisioterápico em todas as especialidades. Ela possui instrumentos de raio laser, banheiras de turbilhões (técnica de massagem com água), piscina hidroterápica ergonômica, ala de mecanoterapia e de cardio-pneumologia, e muitos outros reID_CURSOs que serão potencializados por uma atenção personalizada aos pacientes. Na categoria de ciência avançada e autônoma da área da Saúde, a Fisioterapia cuida da prevenção de doenças e da reabilitação de pacientes, no sentido de devolver-lhes a independência para trabalhar e executar as suas atividades diárias. Pessoas que foram acometidas por derrame ou infarto, as que sofreram cirurgias diversas ou acidentes que resultaram em traumatismos que acarretaram disfunções ósteo-musculares, portadores de doenças pulmonares obstrutivas, como a asma e a bronquite, gestantes e parturientes, ou idosos – que encontram na "Fisioterapia Geriátrica" meios de solucionar problemas que os limitam no cotidiano – podem ter seus males curados ou bastante diminuídos pela Fisioterapia. Contudo, os tratamentos fisioterápicos podem ser demorados e dispendiosos e, portanto, costumam ser inacessíveis à população de baixa renda. "O papel social da clínica é dar assistência à população que, muitas vezes, não tem acesso aos cuidados que podemos oferecer aqui, com aparelhos novos e modernos e atendimento de alta qualidade", ressalta a fisioterapeuta Ângela Midori. Atuando sob estreita supervisão dos professores – que são fisioterapeutas clínicos e especializados – os acadêmicos do último ano de Fisioterapia terão novos meios de complementar o aprendizado com a prática, em moldes idênticos ao da residência médica. O professor e coordenador da Clínica-Escola da UNIGRAN, fisioterapeuta José Ronaldo Veronesi Junior, lembra que os estudantes já vinham atuando como observadores em vários projetos de extensão que são realizados em convênio com instituições de saúde e de assistência social. "Agora, com essa Clínica, teremos condições de desenvolver novos projetos de extensão universitária e de estágio supervisionado", disse o professor. Ele informou que cerca de cem pacientes já estão cadastrados para futuros atendimentos. "A pessoa vem aqui, nós fazemos uma avaliação preliminar e o caso dela passa a ser estudado pelos acadêmicos e professores para a decisão sobre o ID_TIPO de tratamento a ser adotado", explicou. Os tratamentos serão gratuitos, não importando a quantidade de sessões que sejam necessárias. A Clínica-Escola do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN ocupa uma área de 1.900 metros quadrados, no térreo do Prédio 4 da Instituição, e possui 31 instalações equipadas para realizar todo ID_TIPO de tratamento fisioterápico, dos mais simples aos mais complexos. A inauguração oficial será no dia 18, às 5 DATA_HORAs da tarde. A UNIGRAN convidou médicos, fisioterapeutas, administradores hospitalares, autoridades públicas de saúde, repórteres de jornais, rádio e TV, personalidades políticas e representantes de outras instituições de ensino superior para prestigiar a solenidade, em que são esperadas mais de duzentas pessoas. ILUSTRAÇÃO: Em primeira mão, perspectiva ainda não-humanizada da Clínica de Fisioterapia, com as duas piscinas do Complexo Aquático, elaborada por Computação Gráfica pelo professor Fábio Gazal, a partir de levantamentos efetuados pela acadêmica do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo, Walesca Dal Magro e pela arquiteta Naise Dobbins, formada na turma de 2001.