Tarde de brincadeiras diverte crianças na Praça do Cinquentenário

Dia Mundial do Brincar

As atividades foram comandadas pelos acadêmicos da UNIGRAN

“É se divertir, estar com os amigos”. Essa foi a definição de brincar dada pelo pequeno Marco Antônio Verão de 7 anos. E foi o que aconteceu no último sábado, na Praça do Cinquentenário. Pais, tios, avós e crianças tiveram uma tarde de diversão com brincadeiras cada vez mais incomuns no dia a dia das crianças.

Queimada, elástico, bambolê e cantiga de roda foram algumas das atividades oferecidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIGRAN durante a tarde que celebrou o Dia Mundial do Brincar. “Hoje está ficando muito difícil esse momento do brincar ao ar livre, de brincar espontaneamente, brincar por brincar, brincar por prazer, uma vez que muitos dos pais não têm tempo dedicado às crianças. Porém é importante dedicar um momento, a união da família também traz alegria”, afirma Elizabete Velter, coordenadora do curso.

Sonimar Verão, mãe do Marco Antônio e também de Ana Luisa Verão, de 4 anos, faz o possível para que as crianças brinquem fora de casa. “Hoje as crianças só querem saber de videogame, computador, são parados, então lá em casa a gente brinca de corre-corre, pique esconde, barata, essas coisas para poder ver se eles fazem alguma atividade”, declara a mãe.

Para os acadêmicos de Pedagogia, como Márcia Correa dos Santos, o dia foi de aprendizagem, “estamos aprendendo como vamos trabalhar com as crianças quando estivermos formados”. Já para a criançada a tarde foi de alegria, correram e rolaram pela grama da praça. É possível até pensar que o fato delas não largarem os joguinhos eletrônicos é porque não foi dada a oportunidade de uma tarde como a que teve Marco Antônio e Ana Luisa, e muitos outros que estiveram presentes. (IO)

Veja as fotos clicando aqui.