Inscrições do Enem seguem abertas até segunda-feira

As provas acontecerão dias 26 e 27 de outubro

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam na próxima segunda-feira, dia 27, às 23h59. O cadastro pode ser feito no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O exame serve não só para ingressar na universidade, mas também para obter a conclusão do ensino médio, por alunos maiores de 18 anos e que não concluíram esse nível de escolaridade na idade adequada, ou até mesmo adquirir uma vaga para intercâmbio.

O Enem também é um portal de ingresso para o Programa Universidade para Todos (Prouni), no caso das instituições particulares. O aluno faz o Enem e se tiver a média de 450 pontos, ele terá acesso ao portal de inscrições do Prouni, porém como explica Luciane Jacobsen Carvalho, secretária da UNIGRAN, isso não significa necessariamente que 450 pontos dará ao candidato a chance de concorrer a uma bolsa.

“O que vai fazer com que o candidato tenha esse direito é a média de corte de cada curso. Então, os alunos que concorrem a uma bolsa para o curso de Direito, por exemplo, a média de corte entre eles são de 700 pontos. Quem tem a média de 450 pontos já está desclassificado”, explica.

O Enem vem para unificar a entrada do aluno que terminou o ensino médio ou para a pessoa que está em busca de novas oportunidades, seja em uma instituição pública ou privada. O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) é outro recurso que ajuda quem está buscando por uma formação acadêmica.

Luciane Carvalho comenta que normalmente o aluno que tem o benefício do Prouni de 50%, ele se inscreve no Fies e financia ou outros 50%. “No Fies, independentemente de ter o benefício do Prouni, qualquer candidato que tenha feito o Enem de 2010 pra cá, pode obter o financiamento de 50 a 100% dependendo também do comprometimento com a renda dele em relação à mensalidade do curso”, aponta.

“Hoje na UNIGRAN temos praticamente 2450 acadêmicos que possuem o benefício. Estamos fechando alguns contratos e para o próximo semestre, estamos com uma expectativa de 200 a 300 contratos. Então, estaremos atendendo uma demanda maior de acadêmicos da instituição com o benefício”, destaca Luciane.

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências naturais e o aluno terá 4 horas e 30 minutos para realizar a prova. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos. (WD)