UNIGRAN resgata brincadeiras para celebrar Dia Mundial do Brincar

As atividades serão neste sábado, na Praça do Cinquentenário, das 14h às 16h

O curso de Pedagogia da UNIGRAN realizará neste sábado, dia 25, a partir das 14h uma tarde de brincadeiras e diversão na Praça do Cinquentenário. As atividades marcam o Dia Mundial do Brincar, comemorado no dia 28 de maio.

A professora e responsável pelo projeto, Lúcia Eugênia Pittas Martini, conta que o dia Mundial do Brincar foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1999, com a proposta de resgatar e incentivar o brincar na infância. “A criança precisa brincar, é uma necessidade para ela poder se desenvolver. A brincadeira favorece o desenvolvimento em todos os aspectos como a socialização, a cognição, o afetivo e a motricidade, então quanto mais ela tiver a oportunidade de brincar não só com brinquedos, mas de correr, pular, andar de bicicleta e subir em árvore, mais ela se desenvolverá. E a época ideal de fazer isso é na infância”, considera.

Atualmente as brincadeiras do lado de fora de casa têm ficado cada dia mais distante da rotina das crianças. As brincadeiras foram substituídas por televisão, vídeo games e computador. “Neste dia nós vamos fazer brincadeiras, brincadeiras variadas com jogos, rodas cantadas e demais atividades lúdicas”, conta a professora.

Para os acadêmicos do curso essa será uma oportunidade de praticar. Isso porque os alunos do 3º semestre de Pedagogia que estarão comandando as atividades que tem na grade curricular da disciplina “Ludicidade em espaço escolares e não escolares”, ministrada pela professora Lúcia Eugênia. “É uma disciplina específica para que eles aprendam a importância da teoria e da prática do brincar. Eles vão para praça para aplicar, vão vivenciar como aplicar a brincadeira para as crianças”, explica a pedagoga.

A brincadeira não é só uma necessidade infantil. “O lazer, a diversão são necessários em qualquer idade, principalmente para criança e depois para o idoso, que muitas vezes após a aposentadoria entra em depressão porque não vê mais objetivo na vida, então ele também precisa de exercícios de atividades de diversão, precisa dançar, precisa praticar uma atividade”, comenta Lúcia. Por isso, o convite para participar se estende para toda família, crianças, pais e também os avós serão bem-vindos em todas as atividades. (IO)