Estudantes apresentam casos clínicos estudados no Núcleo de Psicologia

Casos clínicos em Psicologia são apresentados durante mesa redonda na UNIGRAN

Através da apresentação “Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica”, os acadêmicos do 3º, 5º e 7º semestre de Psicologia da UNIGRAN tiveram a oportunidade de conhecer casos clínicos que foram estudados no núcleo do curso. Os casos foram apresentados por duas estudantes do último ano, sob a coordenação da professora da disciplina de Psicodiagnóstico, Luciana Regina Prado Garcia Mariano.

De acordo com a professora Luciana, o psicodiagnóstico “é um método limitado no tempo, utilizado para identificar problemas, prever curso de doenças e também identificar possíveis coisas positivas, por exemplo, inteligência, aptidões, não só o lado patológico, na verdade é identificar fraquezas e pontos fortes do sujeito”.

As acadêmicas do 9º semestre Paula de Souza Kuedig Brites e Juliana Fernandes Basilio apresentaram os casos estudados. Juliana explica que a proposta foi trazer um pouco da experiência enquanto estagiária acadêmica. “Antes mesmo de conhecermos o paciente, nós temos contato com a triagem, no primeiro momento que eu vi que tinha um diagnóstico de autismo, eu me assustei, me senti insegura e que depois, no decorrer do psicodiagnóstico, fui adquirindo um pouco mais de tranquilidade em relação ao paciente”, afirma.

Para a estudante, o principal é “tratar o paciente como um ser humano apto ao desenvolvimento, agir de forma ética no núcleo (de Psicologia), na clínica, apesar dos testes, saber que se trata de um indivíduo que está carente deste processo, para ele obter uma melhora, então, o estágio vem para garantir um ganho pessoal na profissão”.

O objetivo do encontro foi mostrar aos estudantes como a disciplina é aplicada na prática, segundo Luciana Mariano. A professora menciona que “os acadêmicos do 7º semestre já vão atuar na área de psicodiagnóstico, os do 3º semestre estão aprendendo os testes e as técnicas que são utilizadas para realizar o psicodiagnóstico, então eles vão entender o que estão vendo na teoria e como é utilizado na prática”.

Como foi para acadêmica Maria Aparecida Vieira da Silva, que cursa o 7º semestre. “Posso falar disso em nome de toda turma, pois este ano, especificamente este semestre, está sendo o semestre das expectativas, quanto a linhas de abordagens e tudo mais. Então como o estudo apresentado, é muito importante vermos por alunas do curso, como que funciona na prática. Poder analisar um caso e as hipóteses diagnósticas do mesmo, junto com profissionais atuantes, foi de grande proveito”, considera. (SG)