Idosos do Projeto Qualidade de Vida fazem visita ao Centro Social Marista Dourados

Qualidade de Vida

Os participantes do projeto fizeram um passeio turístico na trilha ecológica

Na última semana, os idosos do Projeto Qualidade de Vida da UNIGRAN realizaram uma visita aos Irmãos Maristas, grupo que trabalha com a questão da educação e evangelização de crianças e jovens. Durante a visita, os participantes fizeram um passeio turístico na trilha ecológica e nas salas de aulas, finalizando com um café da manhã.

“Nós sempre buscamos levar os participantes para alguma instituição que não conheçam para enxergarem a realidade deste local, conhecer outros lugares. O Estatuto do Idoso coloca nos seus artigos que é o direito ao lazer, então procuramos sempre manter em ordem para que eles possam se sentir bem, se sentirem renovados”, explica a coordenadora do projeto, Izabel Andrade de Souza.

Ilário Cardozzode, 66 anos, participante do projeto há dois meses, relata que depois de ter entrado no Qualidade de Vida se sente melhor. “Eu me senti com o corpo mais leve, mais tranquilo e as atividades se tornam sempre melhores. O benefício é muito bom, porque é uma coisa que faz bem e a gente se sente muito bem”, conta.

Com 65 anos dona Eva Diniz de Sá Silva participa há cinco anos do projeto. “Se não participasse de tudo isso que eu participo, hoje eu estaria na cadeira de rodas, porque sou cheia de platina em todo canto do corpo. É o maior benefício que Deus mandou para mim, foi esse projeto”, afirma. Para ela, “a visita foi uma maravilha, esse povo é de Deus. Se a gente pudesse vir aqui todos os dias, visitar esse povo, estar junto com eles, era a melhor coisa na vida, pelo menos para mim, porque eu gosto de conversar com as pessoas”.

A instituição religiosa Irmãos Maristas foi fundada por Marcelino Champagnat. Em Dourados, atende 300 crianças de 6 a 16 anos, oferecendo um serviço de apoio sócioeducativo através de oficinas, como por exemplo: comunicação, informática educativa, jogos cooperativos, educação ambiental, artes cênicas, artes plásticas, expressão corporal.

Conforme a coordenadora pedagógica, Adriana Castilho Zambon Rodrigues, a visita dos idosos na instituição foi bem-vinda, “a gente sempre recebe visitantes, nós temos a trilha ecológica que é um dos projetos que nós temos na parte da educação ambiental e é aberta a toda comunidade”.

O centro social abre todos os domingos das 14h até às 18h para a comunidade. “A gente recebe visita da comunidade local e de outros municípios também. Pessoas que vêm para passar a tarde, tomar tereré, jogar bola, visitar a trilha, fazer leitura. Como no nosso bairro não possui um espaço de recreação para jovens e crianças, eles vêm praticamente todos os domingos”, ressalta Adriana. O Grupo dos Irmãos Maristas de Dourados fica localizado na rua Haiti, nº 330, Parque das Nações I. (GM)