Acadêmicos de Serviço Social recebem curso de Disseminadores da Previdência Social

Curso de Extensão

Os participantes com no mínimo 75% de aproveitamento receberão certificado e ficarão cadastrados no sistema da Previdência como um disseminador

Os estudantes do 7º semestre de Serviço Social, após realizarem levantamento das principais demandas do campo de estágio na disciplina de Estágio Supervisionado, notaram que vários usuários do Núcleo de Atendimento Social a Comunidade (NASC) buscavam orientação previdenciária. Com isso, decidiram fazer uma parceria com a Previdência Social no curso de extensão “Serviço Social e Previdência: Uma proposta de intervenção junto ao campo de estágio”.

A ideia é aprimorar o atendimento referente ao assunto no NASC, segundo a coordenadora de estágio, Evanete Rocha. A professora explica que o curso de Disseminadores da Previdência Social é um Projeto de Extensão, que surgiu após a vivência de alguns estagiários no NASC. “Esta é a terceira edição do curso na UNIGRAN. Nós percebemos que precisávamos nos aprimorar neste assunto, nos aperfeiçoar para dar um atendimento de qualidade para este público”, afirma.

Os participantes são os estagiários do Nasc e o demais acadêmicos que estão em fase de estágio. “O curso é direcionado para grupos estratégicos, ou seja, que tem contato com o púbico que demanda este atendimento de orientação previdenciária”, esclarece Evanete.

A acadêmica Thatiana da Silva Moreira é uma das participantes. “Este projeto me despertou muito interesse devido a minha inserção no campo de estágio, a demanda procurada por lá (no NASC) é muito relacionada nesta área da previdência, são pessoas que tinham beneficio, de repente pelo tempo de carência é cortado, precisa reativar, aí a dificuldade é grande”, considera.

“Nós precisamos ter esse embasamento, porque na nossa profissão, conhecimento na área da previdência é essencial. Esta é uma área que eu gosto muito, área de previdência, área forense, área jurídica. Estou aproveitando o máximo que eu posso”, conta a estudante.

O curso de Disseminadores

O material didático é oferecido pela Previdência Social, os palestrantes são do Programa de Educação Previdenciária (PEP). Ao todo serão cinco encontros, o último será no dia 1º de junho.

Maria Elivonete de Moura é coordenadora do programa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Dourados e está ministrando o curso na UNIGRAN. Para ela “é sempre muito gratificante, até porque o curso dá muitos frutos. Nós estamos formando os parceiros para que eles possam dar a devida orientação e informação para população que não sabe, e como são futuros assistentes sociais, que é a área que trabalha mais com a população carente, então é onde precisa, onde está realmente a necessidade dessas informações, então é sempre muito lucrativo, tanto para Previdência Social como para os acadêmicos de Serviço Social”.

O curso é composto por 11 módulos. “O primeiro módulo fala sobre toda a história, como a previdência social começou e depois vem a evolução, aí vem as filiações, os benefícios, sobre todos os auxílios do salário da maternidade e o família, então a gente vai falar sobre tudo”, enumera Maria Elivonete.

A servidora pública menciona que “o curso é de 20 horas, um pouco compacto, mas é bastante abrangente. Em tudo, nós não somos artistas, como eu costumo dizer, mas nós vamos onde o povo está, onde somos convocados, na aldeia indígena, na escola, na prisão, no campo, nos PNDTR (Programa Nacional de Documentação do Trabalhador Rural) com os trabalhadores rurais. Então nós estamos em todo o lugar fazendo ação de palestras, orientação e informação”. (SG)